Questões: 1 lei de Mendel



1) Mendel escolheu a ervilha para seus experimentos. Que características esta planta possui que foram importantes para o sucesso de Mendel?


2) Enuncie a 1ª Lei de Mendel.

3) Em determinada raça animal, a cor preta é determinada pelo alelo dominante e a pelagem marrom pelo alelo m. A partir do cruzamento Mm x Mm, qual a probabilidade de nascer um filhote marrom?

4) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Calcule a proporção fenotípica e genotípica dos descendentes do cruzamento entre plantas heterozigotas.

5) No periquito australiano, a cor verde das penas é dominante sobre a cor branca. Qual a  prole esperada do cruzamento de um periquito verde heterozigoto com uma ave branca ?

6) Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas". Mendel ao enunciar essa lei já admitia, embora sem conhecer, a existência das seguintes estruturas e processo de divisão celular, respectivamente:
a) cromossomos, mitose.
b) núcleos, meiose.
c) núcleos, mitose.
d) genes, mitose.
e) genes, meiose.

7) (Ufrn RN) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes.  Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
a) 360
b) 540
c) 180
d) 720

8) (UFLA) A primeira lei de Mendel ou lei da segregação significa:
a) um cruzamento onde se considera apenas um gene, representado por dois alelos.
b) um cruzamento de dois genitores homozigotos contrastantes.
c) um cruzamento de dois genitores heterozigotos.
d) a separação de um par de alelos durante a formação dos gametas.
e) um caráter controlado por dois ou mais genes.

9) (PUC)Do casamento de Antônio com Marília, ambos normais para o caráter pigmentação da pele, nasceu Clarice, que é albina. Qual a probabilidade de o segundo filho desse casal ser também albino?


10) Sempre que o caráter considerado é determinado por um par de alelos com dominância completa (dominância absoluta), os descendentes na segunda geração-filha (F2) se distribuem na seguinte proporção:
a) 2 fenótipos e 3 genótipos
b) 2 fenótipos e 2 genótipos
c) 3 fenótipos e 2 genótipos
d) 3 fenótipos e 3 genótipos
e) 1 fenótipos e 4 genótipos

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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