Resolução da Prova de Biologia PISM 1 2022

 



CORONAVÍRUS USA ESTRATÉGIA SIMILAR A DO HIV PARA INFECTAR CÉLULAS DE DEFESA “Pesquisa indica que o vírus Sars-Cov-2 é capaz de infectar e se replicar no interior de linfócitos, podendo levar essas células de defesa à morte e comprometer o sistema imunológico. De acordo com os cientistas, o vírus da Covid-19 age de maneira semelhante ao HIV, causador da AIDS. Tanto o HIV quanto o novo coronavírus afetam um tipo de linfócito conhecido como T CD4, responsável pela coordenação da resposta imune adaptativa, que ajuda na produção de anticorpos e proliferação de células que se encarregam de reconhecer e matar células infectadas. Os resultados sugerem que, em alguns pacientes, o coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não só porque mata o linfócito T CD4, mas porque prejudica as funções da célula infectada.” Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/coronavirus-usa-estrategia-similar-a-do-hiv-para-infectar-celulas-de-defesa/. Acesso em 14 out. 2021.

QUESTÃO 06 - O Sars-Cov-2, causador da Covid-19, e o HIV, causador da AIDS, podem levar à morte células de defesa chamadas linfócitos T. Sobre essas células, marque a opção CORRETA:

A)   Estão envolvidas na produção de anticorpos e na coagulação do sangue.

B)   Formam o sistema imunitário humano em conjunto com os eritrócitos (hemácias).

C)    Fazem parte do tecido hematopoiético e concentram-se em órgãos do sistema linfático.

D)   São um tipo de leucócito, células encontradas em maior quantidade no sangue humano.

E)   Originam-se da medula encontrada em órgãos como timo e baço e alojam-se nos tecidos linfáticos.


QUESTÃO 07 – “Na maioria dos seres humanos, as células apresentam 46 cromossomos (23 pares). A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos no par 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo, ou seja, o indivíduo apresenta 47 cromossomos (por isso a síndrome de Down é chamada trissomia do 21). O cromossomo a mais pode estar presente no gameta feminino ou no masculino. Assim ao se unirem no processo reprodutivo, as células do embrião passarão a ter 47 cromossomos. A síndrome é uma ocorrência genética que acontece em cerca de 1 a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, cultura, religião ou condição econômica da família. Crianças, jovens e adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas, como as demais pessoas. Elas são hábeis a desenvolver suas capacidades pessoais e avançar em crescentes níveis de realização e autonomia. São capazes de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Aprendem a ler e escrever, vão à escola como qualquer outra criança e levam uma vida autônoma. Em resumo, têm direito a ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.” Adaptado de: http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/. Acesso em 14 out. 2021.

A Síndrome de Down está associada à irregularidade nos processos de divisão celular. Em relação a esses processos, leia as afirmativas a seguir e marque a opção que contém apenas as afirmativas CORRETAS:

I – Diferente da mitose, a meiose está associada a processos de reprodução assexuada.

II – A síndrome de Down está associada à não-disjunção de cromossomos na meiose. III – Mitose e meiose são processos de divisão celular com funções distintas em organismos unicelulares e multicelulares.

 IV – Na meiose, uma célula dá origem a outras quatro, cada uma com o dobro do número de cromossomos da célula inicial.

 V – Os gametas humanos, produzidos com a meiose, se fundem no processo de fecundação, dando origem ao zigoto. A partir de sucessivas mitoses desse zigoto, se forma um novo indivíduo.

A)   I, II e IV

B)    I, III e V

C)    II, IV e V

D)    II, III e V

E)   III, IV e V

  

Questão 8- O Capitão América é um dos mais conhecidos super heróis das histórias em quadrinhos. Seu surgimento se deve a experimentos realizados que promoveram o aumento de sua massa muscular, processo conhecido como hipertrofia muscular. A comparação do ser humano sem super poderes que revelaria o tecido muscular do capitão América apresentaria aumento:

 

A)     do número de mitocôndrias.

B)      da concentração de ácido lático em relação ao glicogênio.

C)      da mioglobina no exterior das fibras musculares.

D)      do número de células musculares.

E)      da proporção de actina em relação a miosina.

 

QUESTÃO 09 - O experimento abaixo apresenta plantas colocadas em solução de sacarose nos vasos A, B e C. Diferentes concentrações de sacarose na solução ocasionam uma variação da condição hídrica das células vegetais, em função, especialmente, do controle osmótico através da membrana do vacúolo. As células são representadas com os números de 1, 2 e 3. Com relação a essa variação na condição hídrica dessas células vegetais é CORRETO afirmar que:

 

  


  A) a célula 1 está túrgida porque a solução A é hipotônica, e a concentração de sacarose não varia entre o vacúolo celular o meio extracelular.

B) a célula 2 está em plasmólise em função da solução B ser hipertônica, sendo, portanto, o acúmulo de sacarose no vacúolo menor em relação ao meio extracelular.

 C) a condição de flacidez da célula 3 é determinada pelo baixo acúmulo de sacarose no vacúolo celular em função da solução ser isotônica.

  D)  a condição de plasmólise das células 1 e 2 ocorre porque as soluções A e B são isotônicas e o acúmulo de sacarose no vacúolo celular é maior do que no meio extracelular.

 E) a célula 3 passará à condição da célula 1 caso na solução C seja adicionada mais sacarose, ficando, portanto, a solução C hipertônica, e a célula sofrerá deplasmólise.

 

QUESTÃO 10 - A figura abaixo representa uma planta em estado vegetativo com destaque para a caracterização, através de esquemas, de cortes transversais dos seus órgãos vegetativos (raiz, caule e folha). Com relação aos tecidos vegetais que ocorrem nesses órgãos e suas funções, analise as afirmações abaixo:

  

 

 



 I)   o parênquima é um tecido de paredes com depósito de celulose, sendo encontrado no mesofilo com função fotossintetizante, e nas raízes, com a função de armazenamento.

II)  o esclerênquima é um tecido de paredes com depósito de suberina que atua na proteção das raízes, e também é encontrado no caule com a função de sustentação.

III)  a  epiderme apresenta estômatos nas folhas e no caule, por onde ocorre a transpiração, e na raiz desenvolve os pelos (tricomas) responsáveis pelo aumento da superfície de absorção.

IV) xilema e floema apresentam as paredes celulares lignificadas em suas células transportadoras e são responsáveis pelo transporte nos órgãos vegetais.

V)   o caule e a raiz possuem crescimento contínuo durante a vida da planta pois apresentam tecidos chamados meristemas nos seus ápices.

 

Assinale a alternativa que apresenta as informações CORRETAS sobre os tecidos vegetais:

A)     I, II, IV e V

B)       I, III e V

C)       II e V

D)      II, III e IV

E)      I, III, IV e V

 

Discursivas

 

QUESTÃO 1 - O pâncreas é uma glândula mista, cujos componentes celulares elaboram diferentes produtos de secreção. Um exemplo é a produção das enzimas digestivas, que fazem parte do chamado suco pancreático, importantes para a digestão das proteínas do bolo alimentar. Sabendo que as células do pâncreas secretam este tipo de secreção proteica, responda:

 

A)    O que é exocitose?

 

B)   Quais são as 2 (duas) organelas celulares envolvidas na síntese e modificação das proteínas de exportação?

   

QUESTÃO 2 - Em 2016, o Prêmio Nobel de Medicina foi concedido ao cientista japonês Yoshinori Ohsumi por suas descobertas sobre os mecanismos da autofagia na saúde e na doença do organismo. Sobre a autofagia, responda:

 

A)    O que é autofagia?

 

B)   Apresente 2 (dois) exemplos que demonstram a importância da autofagia para o funcionamento da célula.

 

C)   Explique o papel dos lisossomos no processo da autofagia.

 

 

GABARITO

 

QUESTÃO 1: A) Exocitose é o processo de eliminação/secreção de materiais/substâncias/produtos pela célula.

B) As duas organelas são REG e Complexo/Aparelho de Golgi. AS proteínas são Ribossomo e RE.

QUESTÃO 2:

A) A autofagia é a destruição/digestão de componentes internos da célula.

B) A autofagia é importante para a renovação das organelas/partes celulares, a digestão/destruição de componentes internos, a transformação do tipo celular, a produção de energia, a estratégia de sobrevivência em pouca oferta de substratos/energia.

C) Os lisossomos fazem a digestão celular por conter enzimas/hidrolases.


RESPOSTAS DA UFJF

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário