Questões resolvidas do PISM sobre doenças

 

1. Cerca de 45 mil crianças e adolescentes brasileiros trabalham com lixo. Nos lixões, ficam expostos a cacos de vidro, sucatas enferrujadas, alimentos contaminados e agulhas utilizadas em hospitais, não sendo raros os casos de doenças causadas pela proximidade com o lixo. (Brasil Sujo (com modificações). JB Ecológico, 05/06/2003.)

Considerando as doenças que podem ser transmitidas nesse tipo de ambiente, relacione as colunas, associando CORRETAMENTE a doença com a forma de contaminação:

(1) Hepatite tipo A               ( ) Ingestão de alimentos enlatados, contaminados por toxinas produzidas por um tipo específico de bactéria.

(2) Leptospirose                  ( ) Ingestão de água e alimentos contaminados pelo vírus.

(3) Raiva                               ( ) Ingestão de água e alimentos contaminados por diversas bactérias.

(4) Botulismo                       ( ) Ingestão de água ou alimentos ou contato com objetos contaminados pela urina de animais portadores da bactéria.

(5) Disenteria bacilar          ( ) mordedura de animal infectado pelo vírus.

 Assinale a alternativa que contém a associação CORRETA:

 a) 4, 1, 5, 2, 3

b) 1, 4, 3, 2, 5

c) 4, 3, 2, 5, 1

d) 2, 1, 5, 4, 3

e) 2, 5, 1, 3, 4

 

RESP: A

 

2. O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido a três cientistas, William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapias para combater as doenças oncocercose e filaríase, respectivamente, e para a pesquisadora chinesa, YouYou Tu, por desenvolver uma droga que combate a malária. No Brasil, a Amazônia concentra 99,7% dos casos de malária do país. Adaptado http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/

 a) Na tabela abaixo, identifique os agentes causadores das doenças citadas, assim como os agentes transmissores das mesmas.



b) A malária pode ser transmitida por outras vias que não a do agente transmissor. Cite 3 (três) outros meios de transmissão que podem causar contaminação de pessoas.

Transfusão de sangue contaminado. Compartilhamento de agulha e/ou seringas contaminadas. Transmissão para o bebê no momento do parto, quando as mães estão contaminada. Contaminação de funcionários de laboratórios ou hospitais em acidentes de trabalho.

c) Indique no mínimo 3 (três) ações profiláticas quando a transmissão da malária ocorre por meio do agente transmissor

Eliminar criadouros do inseto vetor. Combate ao vetor. Usar larvicidas e inseticidas. Proteger portas e janelas com tela e usar mosquiteiro. Usar repelentes de insetos.

 

3. (PISM 2018) “O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) a decisão de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe em 2017. Ao contrário de 2016, quando o maior número de registros foi do H1N1, neste ano a maior circulação tem sido do tipo H3N2, aponta a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabella Ballalai.” Agência Brasil, 14 de abril de 2017 - http://agenciabrasil.ebc.com.br

Sobre essa doença responda:

a)      Qual a natureza do agente etiológico da gripe e qual sua forma de transmissão?

 

Vírus. Transmissão pode se dar pelo ar, gotículas de saliva, secreções, contato físico.

 

b)      Dona Camélia ouviu, da vizinha da prima de uma parenta, que tomar antibióticos seria um tratamento eficaz contra gripe. É correta tal informação? Por quê?

 

Não. Os antibióticos agem primariamente contra bactérias; os vírus, por não terem metabolismo próprio, usam o maquinário celular das nossas células, invadindo-as, ficando livres da ação direta do antibiótico.

 

c)       Explique o mecanismo de ação de uma vacina na prevenção de doenças. Por que, no caso da gripe, a vacinação tem que ser anual?

A vacina se baseia no princípio de apresentar antígenos ao organismo para fins da criação de memória imunológica (produção de anticorpos), preparando-o para eventual contato com o agente.

 

4. (PISM 2010) Os insetos são o grupo animal que apresenta o maior número de espécies conhecidas, sendo o mais diversificado entre os artrópodes. A maioria das espécies desempenha importantes papéis nos ecossistemas, sendo algumas utilizadas como vetores por vírus e protozoários, causando várias doenças ao homem. Considerando as afirmativas a seguir, assinale a alternativa que NÃO relaciona corretamente a doença com o agente causador e o agente transmissor:

 a) A febre maculosa é provocada por vírus e transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyoma cajennense).

b) A dengue é causada por vírus e transmitida pelo mosquito (Aedes aegypti).

 c) A malária é causada por esporozoário (Plasmodium sp.) e transmitida pelo mosquito-prego (Anopheles).

d) A doença de chagas é provocada por protozoário (Trypanosoma cruzi) e transmitida pelo barbeiro (Triatoma infestans).

e) A febre amarela é causada por vírus e transmitida pelo mosquito (Aedes aegypti).

 

RESP: A

5. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença que ataca o sistema imunológico através da destruição dos linfócitos T. Em consequência, pessoas contaminadas com o vírus HIV tornam-se altamente suscetíveis a diversas infecções que seriam normalmente suprimidas por aquele sistema. A importância do linfócito T para o organismo está no fato de:

a) ser uma célula produtora de anticorpos.

b) fagocitar o vírus HIV e outras partículas estranhas.

c) ativar outros linfócitos e destruir células infectadas.

d) produzir e liberar histamina a qual atrai outros leucócitos que combatem a infecção.

RESP: C

 

6. Às voltas com a tuberculose, ainda!

Chegamos ao fim do milênio e a tuberculose continua como grave problema de saúde no mundo, principalmente em áreas menos desenvolvidas. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que na América Latina ocorrem 400 mil casos novos por ano, com 75 mil óbitos (média de 200 por dia). Destes casos, 50% são encontrados no Brasil, Peru e México."

Sobre essa doença, é INCORRETO afirmar:

a) atinge mais os pacientes com doenças que diminuem a imunidade, como a AIDS;

b) é contagiosa, com transmissão pessoa a pessoa, por via aérea;

c) pode ser transmitida tanto por bactérias como por vírus;

d) o risco de adoecimento pode ser diminuído através da vacina BCG.

 

RESP: C

7. “Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel”. Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas.

Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.

A) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa capsula e o vírus é inativado.
B) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
C) Como os vírus apresentam um envelope lipídico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
D) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.

E) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.

Resp.: C

 

 

 

8. A esquistossomose intestinal é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni (Platyhelminthes, Trematoda, Digenea), também conhecida como “xistose” ou “barriga-d’água”. O Brasil é um foco endêmico da esquistossomose, com mais de seis milhões de pessoas infectadas.
O ciclo do Schistosoma mansoni envolve dois hospedeiros; o homem é o hospedeiro definitivo e os caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria são os hospedeiros intermediários.

As formas de controle da doença envolvem o tratamento das pessoas doentes, a implantação de medidas de saneamento básico e a eliminação dos moluscos hospedeiros intermediários.

Sobre as formas de controle da doença mencionadas acima, leia as seguintes afirmativas:

I. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas adultas do parasito, as quais só estão presentes no hospedeiro definitivo.

II. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas larvais do parasito, que só estão presentes no hospedeiro definitivo.

III. A implantação de medidas de saneamento básico impede que os ovos do parasito, eliminados com as fezes do hospedeiro definitivo, cheguem aos corpos de água (rios, açudes, córregos) e liberem os miracídios, que são larvas infectantes para os hospedeiros intermediários.

IV. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que as cercárias, que são as formas infectantes para os humanos, só se desenvolvem nos moluscos hospedeiros intermediários.

V. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que os ovos do Schistosoma mansoni, que são as formas infectantes para os humanos, são eliminados com as fezes dos moluscos.

Estão corretas:

a) as afirmativas I, II e III.

b) as afirmativas II, III e IV.

c) as afirmativas I, III e IV.

d) as afirmativas I, IV e V.

e) as afirmativas II, IV e V.

Resp.: C

 

9. Após um levantamento da saúde da população em um município brasileiro, a Equipe Municipal de Saúde identificou um aumento considerável dos casos de parasitoses. Assim foi sugerida ao Prefeito a implementação das seguintes medidas para controle dessas parasitoses, além do tratamento das pessoas doentes: 

I. Instalação de telas nas portas e janelas residenciais. 

II. Implantação de um programa de inspeção sanitária nos matadouros e açougues do município. 

III. Realização de uma campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos em lagoas.

É correto afirmar que essas medidas, identificadas em I, II e III, teriam sucesso se as parasitoses diagnosticadas nesse município fossem, respectivamente:

 

A) Ascaridíase - Doença de Chagas - Ancilostomose

B) Filariose - Ancilostomose – Esquistossomose

C) Ancilostomose - Ascaridíase – Malária

D) Doença de Chagas – Teníase – Esquistossomose

E) Teníase – Malária – Ancilostomose

 

RESPOSTA: Letra D.

 

10.   Por definição, o hospedeiro definitivo (HD) abriga formas sexuadas de um parasito, e o hospedeiro intermediário (HI) abriga formas assexuadas.

Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo.

I. O homem é HD de Wuchereria bancrofti, que causa a elefantíase, pois a reprodução sexuada do parasito ocorre nos vasos linfáticos.

 II. O homem é HI de Shistosoma mansoni, que causa a esquistossomose, pois a reprodução sexuada do parasito ocorre em moluscos aquáticos.

 III. O homem é HI de Plasmodium vivax, que causa a malária, pois a reprodução sexuada do parasito ocorre em mosquitos do gênero Anopheles. IV. O homem é HI de Taenia solium, causadora da teníase, quando infectado pela ingestão de carne de porco mal cozida que contenha formas larvares.

V. No ciclo biológico de Ascaris lumbricoides, que causa a ascaridíase no homem, não existe HI.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS:

a) I, II e IV.

b) I, II e V .

c) I, III e V.

d) II, III e IV.

e) III, IV e V.

 

RESPOSTA: Letra C.

 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário