Questões do PISM /UFJF sobre Membrana e Permeabilidade Seletiva com gabarito

 


1. (Pism – UFJF) De acordo com o tamanho e as propriedades físicas do material a ser incorporado ao meio intracelular, a endocitose pode ser por pinocitose ou fagocitose. Analise as afirmativas abaixo, que trazem informações sobre a fagocitose, e assinale a opção INCORRETA:
A) A fagocitose é realizada por alguns organismos unicelulares para a obtenção de alimentos.
B) A fagocitose é realizada por qualquer tipo de célula do corpo humano.
C) A fagocitose é um processo envolvido na remoção de células debilitadas e restos celulares.
D) O material a ser fagocitado é envolvido por prolongamentos da membrana plasmática.
E) O material fagocitado é degradado por ação de enzimas armazenadas nos lisossomos.

2- A figura abaixo ilustra os resultados encontrados quando pedaços de batata de mesmo tamanho foram colocados nos recipientes 1, 2 e 3, contendo soluções de sacarose em diferentes concentrações. Após alguns minutos de imersão, observou-se o seguinte: Recipiente 1: o volume do tecido foi aumentado, apresentando aparência túrgida. Recipiente 2: não houve alteração na forma e tamanho iniciais do tecido. Recipiente 3: o volume do tecido foi reduzido, apresentando aspecto murcho.


 Podemos concluir que, em relação aos tecidos da batata, as soluções de sacarose adicionadas aos recipientes 1, 2 e 3 eram, respectivamente:

a) hipertônica, isotônica e hipotônica.

b) isotônica, hipertônica e hipotônica.

c) hipotônica, hipertônica e isotônica.

d) hipotônica, isotônica e hipertônica.

e) hipertônica, hipotônica e isotônica.

 

 3.  Vários protozoários vivem em ambiente de água doce onde as concentrações de seus fluidos internos são maiores que as do meio, condição que lhes impõe um importante desafio que pode levar à ruptura e, consequentemente, morte do protozoário.

a) Que processo físico-químico está envolvido nesse problema? Como esse processo se dá na situação exposta no enunciado da questão?

b) O que significa dizer que a membrana plasmática é uma membrana semi-permeável?

c) Exposta às mesmas condições que o protozoário do enunciado, uma célula vegetal se romperia? Por quê?

 

4. Em julho de 2017, o jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem intitulada “Colesterol pode proteger célula do sangue contra parasito da malária”. A reportagem afirma que uma das etapas importantes da doença é a invasão de células sanguíneas por parte do parasito da malária. Para conseguir realizar essa invasão, o parasito consegue interagir com a membrana plasmática das células sanguíneas. Uma importante proteína do parasito responsável pela invasão celular é a EBA175, que é capaz de agir afetando as propriedades físicas da membrana, enfraquecendo diretamente a defesa da célula. Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo relatado na reportagem, a rigidez da membrana plasmática é um aspecto importante dos mecanismos de defesa das células contra a invasão dos parasitos – e, neste sentido, entender as funções do glicocálix é essencial.

A) Cite DOIS componentes estruturais das membranas plasmáticas.

B) O que é o glicocálix? Cite os seus componentes.

 

 5. A membrana plasmática é determinante para o correto funcionamento das células e do organismo.

a) Os desmossomos são especializações da membrana plasmática. No câncer, falhas na formação e/ou funcionamento dos desmossomos podem provocar a liberação de células tumorais (metástases) para outras partes do organismo. Você concorda com essa afirmativa? Explique.

b) Qual é a diferença entre difusão simples e difusão facilitada através da membrana plasmática?

DIFUSÃO SIMPLES

 

DIFUSÃO FACILITADA

 

c) O modelo que melhor explica a organização da membrana plasmática é o do mosaico fluido. O que significa a membrana ser fluida?

 

6. Microrganismos incluem seres eucariotos, como algas e ciliados, e procariotos, como arqueias e bactérias gram-positivas e gram-negativas. A parede celular destes microrganismos possui características específicas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a)  Animais microscópicos não possuem parede celular.

b) Nas algas, a parede celular é constituída de glicoproteínas, polissacarídeos e hemicelulose.

c) Em arqueias, a parede celular é constituída de polissacarídeos e proteínas, mas não apresenta peptidioglicanos.

d) As bactérias gram-positivas possuem uma segunda membrana lipoprotéica na parede celular, com polissacarídeos incrustados.

e) As bactérias gram-negativas possuem uma fina camada de peptidioglicano na parede celular.

7. O que acontecerá a uma célula, cuja membrana é permeável à água, mas impermeável ao soluto, se ela possuir 1% de soluto e for colocada numa solução contendo 5% desse soluto?

a) Ela não sofrerá alteração.
b) Ela aumentará de volume, mas não se romperá.
c) Ela murchará.
d) Ela se romperá.
e) Ela manterá seu tamanho, mas mudará sua forma.

8. A membrana plasmática reveste todas as células e até mesmo os organismos mais simples, como as bactérias. A organização molecular básica da membrana plasmática é a seguinte:
a) lipídios e proteínas arranjados em camada única.
b) lipídios, proteínas e açúcares dispostos em três camadas distintas.
c) lipídios e proteínas arranjados em camadas de acordo com o tipo celular.
d) lipídios, proteínas e açúcares sem organização definida.
e) lipídios organizados em duas camadas com proteínas inseridas ou associadas a estas, na forma de um mosaico.

9. (Ufjf-pism 1 2020) Um professor do ensino médio de uma tradicional escola de Juiz de Fora resolveu fazer uma aula prática sobre membrana plasmática com seus alunos. Ele criou em laboratório células com as superfícies fluorescentes para o estudo do modelo proposto por Singer e Nicolson. Neste experimento, ele usou uma célula com a superfície fluorescente e observou-a em microscópio acoplado a um laser. O laser utilizado neste caso é capaz de degradar a fluorescência conjugada às moléculas na superfície celular. Iniciado o experimento, ele expôs um ponto específico da célula ao laser. Após cinco minutos de exposição da incidência do laser, observou que a região exposta perdia a fluorescência, mas o restante da célula continuava fluorescente. Entretanto, após uma hora de exposição, no mesmo ponto focal, toda a célula perdia a fluorescência. Baseado nesse experimento responda à questão abaixo.

Quais moléculas perderam a fluorescência e qual é o modelo evidenciado neste experimento?

a) Lipídeos e Glicolipídeos – Mosaico fluido.   

b) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico fluido.   

c) Lipídeos e Proteínas – Mosaico simétrico.   

d) Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido.   

e) Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico simétrico.   

 

10. (Ufjf-pism 1 2020) Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco do sangue. São responsáveis por combater infecções. Eles são capazes de fagocitar bactérias invasoras em nosso organismo. Em uma situação experimental, um cientista cultivou in vitro os neutrófilos com bactérias Gram positivas, as quais apresentavam a parede celular verde fluorescente. Uma hora após a infecção o cientista observou os neutrófilos ao microscópio, e verificou a fluorescência verde em organelas dentro dessas células.

Neste experimento quais organelas celulares podem ser visualizadas pelo cientista, com a coloração verde-fluorescente?

a) Mitocôndria e Núcleo.   

b) Peroxissomo e Fagossomo.   

c) Fagossomo e Lisossomo.   

d) Mitocôndria e Complexo de Golgi.   

e) Complexo de Golgi e Núcleo.   

 

 

Gabarito:

1.    B

2.    A

3.    A) Osmose. Ocorre a entrada de água no protozoário.

B)      Significa dizer que a membrana plasmática permite a livre passagem de moléculas de solventes e impede e dificulta a passagem de moléculas de solutos

C)      Não. Pela presença da parede celular.

4.    A) Lipídeos (fosfolipídeos) e proteínas

B) É um envoltório da membrana plasmática presente em células animais, sendo composto de glicoproteínas e glicolipídeos.

5. a) Sim. Como os desmossomos mantêm as células unidas, falhas na formação ou no funcionamento dessas estruturas  reduzem a adesão entre as células que revestem os vasos, facilitando a entrada ou saída de células tumorais nos vasos sangüíneos ou linfáticos.

b)

DIFUSÃO SIMPLES

Ocorre fluxo de soluto, a favor de um gradiente de concentração, através da bicamada lipídica.

DIFUSÃO FACILITADA

Ocorre fluxo de soluto, a favor de um gradiente de concentração, com a participação de proteínas transportadoras. É mais rápida que a difusão simples.

c) Significa dizer que as moléculas de lipídios e de proteínas que a compõem apresentam constantes movimentos laterais, conferindo à membrana um caráter dinâmico.

 

6.    D

7.    C

8.    E

9.    D

10.   C

 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário