Níveis de organização dos seres vivos

  


O poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), que também se interessava por biologia, escreveu que “a natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência”. Mesmo Goethe tendo falado isso há alguns séculos, essa frase revela a complexidade que envolve o estudo da Biologia.

Para facilitar o trabalho dos biólogos, uma classificação foi criada para organizar os níveis dos seres humanos. Trata-se de uma hierarquia na qual a composição de todos os seres vivos são relacionados, desde as células até a biosfera.

Para facilitar o entendimento sobre como está montada essa hierarquia vamos analisar o resumo abaixo:

 · Células: são as menores unidades vivas de um ser vivo. Juntas, formam tecidos.

· Tecidos se unem para formar um órgão, que geralmente é formados por vários tecidos. Exemplo: olho, coração.

· Órgãos: se unem pra formar um sistema. Exemplo sistema digestório, respiratório.

· Sistemas: se unem para formar um organismo. Exemplo: ser humano, cachorro. Os próximos níveis são considerados ecológicos:

· População: conjunto de organismos, ou indivíduos, pertencentes à mesma espécie e que habitam a mesma área geográfica, em um determinado tempo.

· Comunidade: conjunto de populações diferentes que habitam a mesma área geográfica, em um determinado tempo.

 · Ecossistema: quando as comunidades estão relacionadas com o meio físico e químico do ambiente e há interação entre eles, dizemos que se trata de um ecossistema. Exemplo: uma lagoa, pois nela vivem peixes, algas, plantas interagindo com a água, a luz, o oxigênio.

 · Biosfera: é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra onde existe vida.





Acesse o Qr code para assistir a uma vídeo-aula sobre esse tema:



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário