Resumo sobre tecido epitelial


Histologia é a parte da biologia que estuda os tecidos. Tecido pode ser definido por um grupo de células com uma origem comum, estrutura semelhante e que desempenha uma função comum.

Nos animais existem quatro tipos básicos de tecidos:

·         O tecido epitelial que é destinado principalmente para a proteção e absorção.

·         O tecido muscular, que é responsável pelo movimento.

·         O tecido conjuntivo que se liga a outros tecidos.

·         O tecido nervoso, que é capaz de controlar e coordenar as várias funções.

 

Tecido Epitelial 

 

Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos (avascular), os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente.

Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, suas principais funções são a regulação interna celular, também infere no metabolismo celular, bem como determina a polaridade das células.

 




O tecido epitelial pode ser dividido em dois tipos: Revestimento e Glandular.

 

A) EPITELIAL DE REVESTIMENTO O epitélio de revestimento é encontrado na parede de cavidades internas e externas de órgãos, geralmente de superfícies úmidas – cavidade nasal, oral, tubo digestivo, útero-. Os epitélios de revestimento classificam-se a partir de dois princípios: número de camadas celulares e formato dessas células.

a) Forma da célula: pavimentosa ou achatada, cúbica e cilíndrica ou prismática.

b) Número de camadas: simples (1 camada de células) e estratificada (mais de uma camada de células) e pseudoestratificado.



 

 

ESTRUTURAS ESPECIALIZADAS:

- JUNÇÕES DE OCLUSÃO: a fusão das membranas possui efeito selador que veda a passagem de substâncias.

- JUNÇÕES DE ADESÃO: possui a zonula de adesão, que circunda toda a célula e promove a coesão entre células vizinhas (efeito adesivo).

 

EX: DESMOSSOMO: formado por 12 proteínas, forma discos que promove adesão firme entre as células.

- JUNÇÕES COMUNICANTES (GAP): proteína transmembrânica que forma poros seletivos a água, glicose e sais minerais.

 




ESPECIALIZAÇÕES CELULARES:

- MICROVILOSIDADES: são projeções do citoplasma, curtas, longas ou pregas que possuem função absortiva.

- GLICOCÁLIX: recobre os microvilos, com função de proteção. O conjunto desses microvilos recebe o nome de borda em escova ou borda estriada.





B) Tecido epitelial glandular

O tecido epitelial glandular forma as glândulas, sendo responsável por secretar substâncias. Vale destacar que as células desse tecido nem sempre estão agregadas formando glândulas complexas. A célula caliciforme, por exemplo, é uma célula epitelial glandular e é chamada por alguns autores de células de glândulas unicelulares.

As glândulas multicelulares, que são as glândulas propriamente ditas, podem ser classificadas em três tipos:

·         Glândula endócrina: São glândulas sem ductos que produzem secreções lançadas diretamente no sangue. Como exemplo, podemos citar a tireoide.

·         Glândula exócrina: São glândulas que possuem ductos e liberam sua secreção em cavidades ou na superfície do corpo. Como exemplo, podemos citar a glândula sebácea.

·         Glândula mista: Essa glândula possui uma porção endócrina e uma porção exócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas.

 



 

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário