Resumo sobre Aves

 

As aves são uma classe de vertebrados encontrados nos mais diversos ambientes, desde regiões desérticas e até mesmo no frio polar. A característica mais marcante é a capacidade de voar, não são todas que voam, mas a maioria tem essa capacidade porque seu corpo é bastante adaptado ao voo.

Dentre as adaptações das aves ao vôo pode-se destacar:

·         Corpo aerodinâmico;

·         Desenvolvimento das penas;

·         Possuem asas;

·         Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas;

·         Desenvolvimento de ossos pneumáticos;

·         Perda,atrofia ou fusão de ossos e órgãos (dentes, bexiga, ovário direito, por exemplo);

·         Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos;

·         Postura de ovos.

 

Agora vamos resumir as principais características desse grupo que possuem cerce de 9000 espécies.

 

Origem

 

De acordo com estudos paleontológicos recentes, utilizando fósseis, as aves tem origem no Período Jurássico. Elas evoluíram dos dinossauros terópodes, por volta de 150 milhões de anos atrás.

 

Temperatura corporal

 Aves são animais de sangue quente, também chamados homeotérmicos ou endotérmicos, por sua capacidade de manter a temperatura corporal constante. Para isso, elas apresentam um metabolismo elevado, necessitando de muita energia.

 

PENAS

As penas são uma característica exclusiva das aves. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos (importante para a homeotermia) e funcionam para a camuflagem e como atrativo sexual. Habitualmente, é o macho que possui uma plumagem exuberante, como o pavão.

 

PELE

pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas,situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo.

 

 SIRINGE

Outra característica das aves é o canto, gerado por um órgão fonador, que é a siringe. O canto pode servir como elemento de comunicação, envolvendo atração sexual, advertência, demarcação de território, dentre outros.

 

RESPIRAÇÃO

A respiração das aves é realizada pelos pulmões, que não possuem alvéolos, são formados por vários para-bronquíolos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Além disso, os pulmões se interligam por projeções chamadas sacos aéreos, que passam por todo corpo do animal, inclusive no interior dos ossos.


DIGESTÃO

As aves têm bico rígido e devido a ausência de dentes, o alimento não passa por trituração na boca.

O tubo digestivo apresenta algumas adaptações, como presença de papo e de moela (onde o alimento fica um tempo sendo amolecido - papo - e é triturado - moela).

Após passar pelo intestino, as fezes são eliminadas pela cloaca, que faz parte tanto do sistema digestório, quanto do reprodutivo.



REPRODUÇÃO

As aves são animais ovíparos, ou seja, produzem ovos. A casca é formada por carbonato de cálcio e por ser porosa permite a troca gasosa entre o embrião e o ambiente. A cloaca é o órgão responsável pela postura dos ovos. A fecundação é interna.

 

CIRCULAÇÃO

O sistema circulatório das aves apresenta um coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

 EXCREÇÃO

 A excreção ocorre por rins, sendo que a principal excreta é o ácido úrico. Não tem bexiga.

 

SISTEMA NERVOSO E SENSORIAL

Possuem sistema nervoso formado por encéfalo e diversos nervos. Com cerebelo bem desenvolvido. O sistema sensorial é também relativamente bem desenvolvido, pois possuem visão a cores e boa audição. 

 

CLASSIFICAÇÃO

As aves podem ser divididas em dois grupos:  chamamos de ratitas as que não são capazes de voar e de carenatas as que possuem essa habilidade.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário