Resumo: Anfíbios

 


 

Anfíbios ( anfi= dois, bio=vida)

Os anfíbios constituem  uma classe de animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Essa é uma das características mais marcantes,  eles de possuem duas fases de vida muito distintas: uma fase aquática, que conhecemos como girino, e a outra terrestre, quando são adultos. Na evolução da vida no nosso planeta, os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, embora não efetivamente.

São dotados de esqueleto ósseo. Podem apresentar quatro patas ou serem ápodes (desprovidos de tal estrutura), e cauda (que pode estar presente ou não; dependendo da ordem em que o indivíduo se encontra).

As larvas têm respiração branquial. Os adultos já apresentam os pulmões mais desenvolvidos, sendo responsáveis por parte da respiração. Graças à pele muito fina,  rica em vasos sanguíneos e glândulas, os anfíbios conseguem também efetuar trocas gasosas pela pele: é a respiração cutânea.

São incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso são chamados animais de sangue frio (pecilotérmicos).

Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula dentro dos vasos). Como ocorre mistura de sangue venoso (rico em gás carbônico) e arterial (rico em oxigênio) a circulação neste grupo de animais é do tipo  incompleta. O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades: dois átrios ou aurículas e um ventrículo.

A maioria dos anfíbios têm fecundação externa, precisam estar em ambientes aquáticos. Seus ovos não têm casa e ficam depositados em águas calmas. Quando os ovos racham nascem larvas que vivem inteiramente na água até o desenvolvimento da metamorfose e iniciar a migração gradativa para a terra.



Os líquidos corporais são filtrados por pares de rins que excretam uréia.

 

Presença de tímpano, uma membrana que vibra com o som e remete estímulos para as estruturas nervosas do ouvido e pálpebras que protegem os olhos e realizam sua limpeza.

 

Classificação:

 


 

Anuros

Quando adultos, possuem patas e não apresentam cauda: sapos, rãs e pererecas.


Urodelos

Possuem corpo alongado, patas laterais e uma longa cauda: salamandras e tritões.


Ápodes

Têm corpo cilíndrico e não possuem patas. As cobras-cegas, vivem enterradas no solo e são mais ativas à noite. Com olhos bem reduzidos. Lembram grandes minhocas, mas possuem osso e cabeça bem delimitada.


Acesse o Qr code para visualizar exercícios sobre anfíbios:






 

 

 

 






Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário