Dicas de aplicativos para estudar genética




Recentemente, os aplicativos para dispositivos móveis têm aberto uma nova fronteira para a educação. Os professores de biologia têm a capacidade de ir além de palestras e filmes e proporcionar aos alunos experiências mais interativas.
Veja algumas dicas:
1.   Segundo Mendel




No Segundo Mendel as pessoas são levadas a compreender as Leis Fundamentais da Genética. Por meio de aulas ministradas pelo próprio Mendel ele explica como realizou seus experimentos.

Há também algumas curiosidades sobre as principais anomalias hereditárias, como o albinismo, miopia, e polidactilia para que o usuário seja capaz de relacionar o conteúdo com o seu cotidiano.

E para testar os conhecimentos adquiridos, existem questões no final da explicação de cada Lei, além de um quiz personalizado no qual as questões são enviadas por correspondências pelo Mendel. Acredite, Mendel lhe enviará cartas!


Autores:
Beatriz Bezerra de Souza
Emídio José de Souza
Fernanda da Silva Vieira
Orientação:
Gustavo Soares Vieira
Wilza Carla Moreira Silva
Apoio:
IFPB - campus Cajazeiras
CNPq
2.               Conectados à Genética



Este objeto de aprendizagem aborda um jogo de questões e respostas de Genética e Biologia molecular no formato app Quiz em Plataforma Android para ser usado em navegadores de celular.
O seu público alvo são estudantes do Ensino Médio. Busca-se dessa maneira oferecer um aplicativo que potencialize ou amplie capacidades e desenvolva habilidades para compreensão de conteúdos que os alunos estudaram, estudam e estudarão em sala de aula na disciplina de genética.
Algumas características do jogo soam descritas a seguir. Possui login de acesso com cadastro por e-mail e nome completo, níveis de perguntas fácil, médio e difícil, ranking de acertos, recompensa em moedas de incentivo por aluno e grupos, tela de avaliação do aplicativo com sugestões, críticas e elogios, além de uma avaliação com notas de 0 a 10, instruções de regras do jogo, percentual de questões acertadas e erros em respostas, dicas de respostas, explicações das respostas corretas das questões de cada nível, imagens nas dicas, nas questões e nas explicações. Possui 90 questões, sendo 30 de cada nível. Cada questão de múltipla escolha possui apenas uma alternativa correta. O aluno tem 90 segundos para responder cada questão independentemente do nível. Podem ser cadastradas novas questões visando atualização do banco de dados, bem como alterações de questões e exclusão das mesmas. Pode ser jogado em grupos e individualmente quando conectado à internet. As questões são geradas de forma aleatórias para que não se repita na mesma partida.
A finalidade principal do Quiz Conectados à Genética é contribuir de modo concreto com a ampliação do ensino da genética em escolas públicas do Brasil. Devido ao seu caráter dinâmico e interativo online pode ser jogado em qualquer ambiente pelos alunos. Constitui-se assim num recurso pedagógico fundamentado nas tecnologias da educação. Buscamos assim o entusiasmo, a concentração e motivação como modo de ampliar a melhoria da construção do conhecimento da genética com os recursos tecnológicos interativos.


3.               Geneticats



O jogo aborda os conceitos de Genética Clássica, sobretudo a Primeira lei de Mendel, contidos no programa curricular do ensino médio, de forma lúdica, a partir da simulação da combinação genética entre gatos a fim de atingir objetivos determinados de acordo com os conceitos introduzidos em cada fase.

- Alunos desenvolvedores: Arthur Robinson, João Gabriel Carvalho, Luan Messias, João Gabriel Reis e Rodrigo Gomes.

- Professores orientadores: Thayse Azevedo, Ariadne Sarynne e Givanaldo Rocha.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário