Resumo: Protozoários


Os protozoários são os organismos pertencentes ao Reino Protoctista, juntamente com as algas. Esses organismos são unicelulares, sem capacidade de formar tecidos, embora alguns consigam se agregar em colônias. Além disso, são eucariotos e, geralmente, heterótrofos.
A classificação desses organismos é ainda recente. Devido a suas características heterotrófica e eucariótica, por muito tempo foram considerados um filo dentro do Reino Animal.
Por englobar todos os organismos que não se enquadram nos demais reinos, o Reino Protista inclui diversos seres semelhantes, mas que não possuem necessariamente relação evolutiva.
Característica Celular
Os indivíduos do Reino Protista são eucariontes, pois possuem carioteca (envoltório nuclear), que separa o DNA do restante celular, e também demais organelas que compartimentaliza o interior celular.
Uma característica das células dos protozoários é a presença de vacúolos com funções específicas. Além dos vacúolos de armazenamento, também encontrados em células vegetais, os protistas possuem vacúolos chamados de pulsáteis ou contráteis, que estão relacionados a entrada e saída de água e controle osmótico.
Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis. Essas estruturas recebem água aumentando seu volume e, então, se contraem expelindo toda a água armazenada para o meio externo.
Reprodução
Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Também podem se reproduzir assexuadamente por divisão múltipla, onde o protozoário, após formar muitos núcleos, se divide em muitas células pequenas.
A reprodução sexuada dos protozoários é também chamada de conjugação. É semelhante à conjugação dos procariontes, em que dois indivíduos próximos podem trocar material genético. No caso dos protozoários, esse material genético está na forma de micronúcleos, e não na forma de plasmídeo. Desse modo, são gerados indivíduos diferentes em material genético.
Digestão
Por serem organismos unicelulares e heterótrofos, os protozoários absorvem partículas externas por meio de pseudópodes, braços projetados da membrana plasmática que englobam o alimento e o levam para o interior celular.
Esse processo de englobamento de partícula é chamado de fagocitose. O alimento dentro do conteúdo celular é envolvido por uma membrana, e a vesícula formada é chamada de fagossomo.
O fagossomo se une ao lisossomo, uma organela com formato de bolsa que contém enzimas digestivas em seu interior. Essas enzimas, uma vez em contato com a partícula absorvida, digerem-a, gerando nutrientes e compostos orgânicos para serem reaproveitados pelo protozoário.
Classificação
A classificação geral dos protozoários leva em conta a capacidade e o modo de locomoção que esses indivíduos apresentam. Dessa forma, os protistas podem ser divididos em quatro grupos:
  • Ciliados: indivíduos que se locomovem por meio de filamentos curtos da sua membrana, chamados de cílios. Um exemplo de protozoário ciliado é os do gênero Paramecium, que habitam, frequentemente, as poças de água suja.
  •  Esporozoários: protozoários que não possuem estruturas especializadas em locomoção e são parasitas de outros animais. A reprodução desses indivíduos ocorre por produção de esporos, o que gera uma alternância de geraçõessexuada e assexuada (uma geração se divide gerando os esporos e estes esporos podem formar indivíduos por conjugação, de forma sexuada ou por divisão/cissiparidade de forma assexuada). Exemplos de esporozoário são os plasmódios causadores da malária.
  •   Flagelados ou Mastigóforos: apresentam flagelos, espécie de cauda ou chicote que permite a movimentação em meio aquoso. Alguns protozoários também utilizam seus flagelos para capturar moléculas de alimento. Um exemplo de protozoário flagelado é o Trypanosoma cruzi, protozoário responsável pela Doença de Chagas.
  •  Rizópodes ou Sarcodíneos: protozoários que se locomovem através de pseudópodes (projeção da membrana que forma braços). O principal representante desse grupo são as amebas, que também utilizam esse pseudópodes para sua alimentação.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário