Questões PISM sobre Ecologia

1.       Denomina-se “pesca esportiva” à captura de peixes com anzol, seguida de soltura. Frequentemente, o peixe é libertado com um grande ferimento na boca, na faringe ou na face e, não raro, com ossos das maxilas desarticulados. O peixe, ferido e estressado, poderá ficar dias sem se alimentar, sujeito a infecções por bactérias, por causa de sua debilitação. Esse é apenas um dos aspectos dessa modalidade de impacto ambiental denominada “turismo ecológico” ou “turismo de natureza”, em geral promovido sem avaliação da capacidade de sustentação do ambiente. Para a avaliação do impacto ambiental causado num ecossistema, existe um conjunto de procedimentos que analisam a Capacidade de Carga (ou de Suporte) desse ecossistema, considerando, entre outros fatores, as densidades populacionais, a interação entre as espécies e a Resistência Ambiental.
a)      Como podemos afirmar que a densidade populacional de determinada espécie está diminuindo?
Quando ocorrem mais mortes que nascimentos e/ou maior taxa de imigração do que de emigração naquela população.

b) Cite dois fatores que aumentam o sucesso de uma espécie introduzida num ecossistema.
Ausência de competidores e ausência de predadores; facilidade em predar (ou parasitar) por falta de estratégia de defesa da presa (ou do hospedeiro).

c) Cite dois fatores componentes da Resistência Ambiental (ou Resistência do Meio) que influenciam o crescimento populacional.
Competição, predatismo e parasitismo (dependente da densidade); alterações climática (independente da densidade).

2. O desenvolvimento de projetos que visam reduzir a progressiva emissão de gases de efeito estufa é o principal objetivo do Protocolo de Kyoto. O Brasil pode contribuir para que esse objetivo seja alcançado através da preservação das florestas nativas e da implantação de projetos de reflorestamento.
 a) Explique como a manutenção e/ou replantio dessas florestas pode contribuir para a redução do efeito estufa.

As árvores promovem a fixação do CO2 atmosférico durante o processo fotossintético, reduzindo a concentração de tal gás na atmosfera, um dos responsáveis pelo efeito estufa.

b) Em decorrência do grande número de queimadas, o Brasil aparece como um dos países que mais contribui para o aumento do efeito estufa. As queimadas naturais, todavia, são importantes em alguns ecossistemas, como no Cerrado Brasileiro. Apresente uma vantagem das queimadas naturais, que ocorrem em menor freqüência, e uma desvantagem das queimadas não-naturais, geralmente muito freqüentes. (Atenção: desconsidere a contribuição dessas queimadas para o aumento do efeito estufa). Vantagem das queimadas naturais:

Estimulam o florescimento de algumas espécies, o que é fundamental para sua reprodução.

Desvantagem das queimadas não-naturais:
Promovem o empobrecimento do solo; favorecem a lixiviação; favorecem a ocorrência de voçorocas; reduzem a biodiversidade...

b)      A substituição dos gases clorofluorcarbono (CFCs) utilizados em aerossóis, condicionadores de ar e geladeiras, vem sendo estimulada por ambientalistas desde a realização do Protocolo de Montreal, em 1987. Qual é a ação dos CFCs na atmosfera e qual é a importância da redução na utilização desses gases para os seres vivos?

Ação na atmosfera:
Os CFCs promovem a destruição do gás ozônio (forma a camada de ozônio).
Importância da redução para os seres vivos:
Haverá uma maior preservação da camada de ozônio, a qual protege os seres vivos do excesso de radiações ultra-violeta emitidas pelo sol.


3.       Com a oportunidade de colocar em prática a nova lei do código florestal brasileiro (lei 12.631/12) e estabelecer estratégias para a recuperação de áreas degradadas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) está formulando o Plano Nacional para a Restauração da Vegetação Nativa no Brasil. Esse plano tem o objetivo de articular, integrar e promover programas e ações indutoras da restauração de paisagens florestais em larga escala. Segundo dados do MMA, estimase que o Brasil possui um déficit de 43 milhões de hectares de áreas de preservação permanente e 42 milhões de hectares de reserva florestal legal. Apenas na Mata Atlântica, há 15 milhões de hectares passíveis de restauração florestal.
FUNDAÇÃO SOS Mata Atlântica. Política Nacional para Restauração Florestal: estratégias e perspectivas. 06 mai. 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2014.
O texto mostra a preocupação com a restauração ecológica de áreas degradadas ou utilizadas para fins agrícolas e agropecuários. Com base no texto e em atualidades sobre desequilíbrio ambiental, responda ao que se pede.
a)      Uma das formas mais baratas de se restaurar uma floresta é por meio da regeneração natural. Isso ocorre, por exemplo, em pastagens bovinas abandonadas (“capoeiras”). Nesse caso, qual tipo de sucessão ecológica ocorrerá? Sucessão secundária
b)      o longo da sucessão ecológica de uma floresta pluvial tropical, restaurada rumo ao clímax, discuta o que ocorre com os seguintes fatores

b.1) Número de nichos ecológicos disponíveis
A cada estágio  do  processo   de   sucessão   os   organismos   da   comunidade   provocam modificações  na  estrutura  física  do  habitat  e  no  clima,  inaugurando  nichos  ecológicos  novos, aumentando  o  número  de  nichos  e  favorecendo  a  chegada  de  novas  espécies  e  aumento  na diversidade de espécies


b.2) Homeostase da comunidade

O avanço   da   sucessão   leva   a   uma   construção   gradativa   da  comunidade,   envolvendo modificações  na  estrutura  física  do  habitat  e  clima,  e  aumento  de  nichos  e  espécies.  Isso provoca o crescimento da teia de relações entre as espécies permitindo que a comunidade se ajuste  cada  vez  mais  às  variações  impostas  pelo ambiente,  aumentado  sua  homeostase –
capacidade de manter-se estável apesar das variações ambientais.


c)       Explique como o aumento de áreas de floresta nativa pode contribuir para reduzir o efeito estufa
As  árvores,  através  do  seu  processo  fotossintético,  podem  contribuir  para  remover  grande quantidade de gás carbônico (CO2) da atmosfera, além de poluentes tóxicos como dióxido de enxofre (SO2)

4.       O “Acordo de Paris” foi aprovado em 2015 por mais de 190 países com o propósito global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A meta é manter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Para atingir o Acordo, os governos se envolveram na construção das suas próprias metas, denominadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês). A NDC do Brasil compromete-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, até 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, até 2030. Para isso, o país se compromete a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética até 2030. Fonte: Ministério do Meio Ambiente (MMA) http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris Tendo como base o texto sobre o Acordo de Paris, responda:
a) Qual o bioma brasileiro que mais sofreu com a ação humana e que poderia ter ações de restauração florestal vinculadas ao Acordo de Paris?
 Mata Atlântica ou Floresta Atlântica

b) Além das ações de restauração florestal e aumento de matrizes bioenergéticas, qual outra ação governamental poderia auxiliar na redução da emissão de carbono atmosférico (CO2)? Justifique sua resposta.
Diminuição do desmatamento por queimadas, principalmente da Floresta Amazônica. Pois o desmatamento por queimadas é responsável por mais de dois terços das emissões de CO2 no Brasil.

d)      Caso o Acordo de Paris não seja eficiente, estima-se que a temperatura global possa aumentar entre 3,5 oC a 4,5 o C até o ano de 2100. Segundo especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) um aumento acima de 3 o C já seria suficiente para provocar alterações climáticas globais importantes. Cite quatro dessas alterações.
Aumento de fenômenos climáticos extremos como onde as de forte calor, secas e inundações mais frequentes; ciclones tropicais e furacões mais frequentes; aumento em chuvas torrenciais nas latitudes mais extremas e menos chuvas nas áreas subtropicais; diminuição de água potável; desertificação; alterações em áreas aptas a culturas agrícolas

5. (PISM/2014) O crescimento de uma população é resultante da natalidade, da mortalidade e de migrações. Comparando a dinâmica de uma população animal (borboleta da espécie Agraulis vanilla) à de uma população vegetal (ipê amarelo Tabebuia alba), temos como alternativa INCORRETA, no que se refere à taxa de mortalidade por predação:
A) Em ambas as populações, é variável de acordo com seus ciclos de vida.
B) Em ambas as populações, pode variar de acordo com a época do ano.
C) Na população de borboleta, é maior nas primeiras etapas do ciclo de vida.
D) Em ambas as populações, dependerá do número de indivíduos de seus predadores.
E) Na população de ipê, sempre será constante, pois seus indivíduos não conseguem fugir (locomover) de seus predadores.

Resp.: E

6. Considerando o estudo das relações ecológicas entre seres vivos, analise as seguintes afirmativas:
I. A hiena pode se alimentar das sobras deixadas pelos leões e isso não representa prejuízo para nenhuma das duas espécies.
 II. O anu é uma ave que se alimenta de insetos e pequenos parasitas que habitam o corpo de bois.
III. Existem protozoários do gênero Triconympha que habitam o corpo de cupins, promovendo a digestão da celulose, processo que o inseto não conseguiria realizar sozinho.
IV. Animais podem disputar, entre si, recursos do ambiente, território e parceiros para reprodução.
V. O nematoide Ancylostoma duodenale causa uma doença chamada amarelão.
Após a análise das afirmativas, determine a alternativa que contém a sequência CORRETA (de I até V) das relações ecológicas envolvidas nestas afirmativas:
A) inquilinismo; protocooperação; competição; mutualismo; parasitismo.
B) comensalismo; mutualismo; protocooperação; competição; parasitismo.
C) protocooperação; parasitismo; inquilinismo; competição; mutualismo.
D) comensalismo; protocooperação; mutualismo; competição; parasitismo.
E) competição; parasitismo; mutualismo; protocooperação; inquilinismo.

Resp.: D


7. (PISM/2013) A sucessão ecológica que ocorre em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por alguma mudança ambiental, de origem antrópica ou não, é chamada de:
A) sucessão aberta.
B) sucessão primária.
C) sucessão secundária.
D) sucessão terciária.
E) sucessão fechada. 

Resp.: C

8. Suponha que o gráfico abaixo apresenta a concentração de nutrientes (mg L-1) em um ecossistema aquático, ao longo de 30 dias. Suponha também que a densidade total de bactérias foi quantificada e não houve diferença significativa no número total de bactérias neste ecossistema, durante esse período.


a) A partir dos dados apresentados no Gráfico 1, cite UMA etapa do ciclo do nitrogênio ocorrida durante a realização do experimento. Em quais dados você baseou sua escolha? 
 Resposta: Nitrosação (transformação – conversão de amônia em nitrito) que pode ser evidenciada na diminuição da concentração de amônia a partir do sexto dia e consequente aumento do nitrito. Ou Nitratação (transformação – conversão do nitrito em nitrato) observada pela diminuição da concentração de nitrito e aumento da concentração de nitrato, principalmente depois do décimo quarto dia. Ou nitrificação que inclui as duas etapas – nitrosação e nitratação.

b) Sabendo que micro-organismos são essenciais em várias etapas do ciclo do nitrogênio, como explicar o número constante de bactérias ao longo do experimento? 
Resposta: A nitrosação e nitratação são realizadas por bactérias específicas e não por todas as bactérias. Assim, o número destas bactérias específicas pode ter aumentado, mas não o número total de bactérias.

c) Cite TRÊS possíveis papéis funcionais dos micro-organismos na ciclagem de nutrientes. 
Resposta: Os microrganismos são responsáveis pela remineralização de nutrientes, transformando orgânicos e inorgânicos. São produtores primários absorvendo CO2 e incorporando em sua biomassa. Fixam nitrogênio atmosférico. Degradam matéria orgânica no processo de decomposição entre outros.

9. Na área ambiental, os 500 anos do Brasil foram marcados por destruição. De modo mais efetivo, os ciclos econômicos da cana-de-açúcar, da soja e da madeira para exportação contribuíram, RESPECTIVAMENTE, para a degradação:
a) da floresta Amazônica, da mata Atlântica e dos Cerrados.
b) dos Cerrados, da mata Atlântica e da floresta Amazônica.
c) da mata Atlântica, da floresta Amazônica e dos Cerrados.
d) da mata Atlântica, dos Cerrados e da floresta Amazônica.
e) dos Cerrados, da floresta Amazônica e da mata Atlântica.
Resp.D

10. Nos ecossistemas em equilíbrio, a densidade populacional se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo devido a uma série de fatores que, em conjunto, caracterizam a ‘resistência do meio’ e se opõem ao potencial biótico. A introdução de espécies exóticas geralmente afeta a densidade das populações de espécies nativas, resultando na quebra desse equilíbrio.
a) Quais são os mecanismos que contribuem para a diminuição da densidade populacional?
As taxas de mortalidade são maiores do que as taxas de natalidade e há taxas maiores de emigração naquela população.
B) Informe três fatores reguladores bióticos, componentes da resistência do meio, que regulam o crescimento populacional.
Competição intra e interespecífica, predação, parasitismo, restrição de alimento e diminuição de território para reprodução.

c)       Cite dois fatores bióticos que podem favorecer o sucesso de uma espécie exótica introduzida num determinado ecossistema.
Ausência de predadores naturais; ausência de competidores o que resulta em maior oferta de alimento ou de território para reprodução; ausência de parasitas.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário