Sais minerais

 


Os sais minerais são elementos inorgânicos necessários para o funcionamento adequado do organismo, atuando, por exemplo, na constituição de ossos, contração muscular e propagação do impulso nervoso. Em virtude da incapacidade do nosso corpo de produzir essas substâncias, é fundamental que elas sejam adicionadas à nossa dieta.

Podemos encontrar os sais minerais de três maneiras em nosso organismo:

  • Dissolvidos na forma de íons na água.
  • Combinados com moléculas orgânicas, como no caso do ferro, que ajuda a compor a hemoglobina.
  • Formando cristais, como o fosfato de cálcio presente no esqueleto.
A seguir, vou citar os principais sais minerais, sua função no corpo humano e alguns alimentos em que podem ser encontrados:
→ Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.
→ Fósforo: Junto ao cálcio, o fósforo participa da composição de ossos e dentes. Esse sal também está relacionado com a produção de energia e é um dos componentes dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em leites e derivados, cerais, carnes, ovos e pães.
→ Potássio: Esse sal está relacionado com a contração muscular e atividades dos nervos, pois atua promovendo a excitabilidade elétrica. Além disso, é um importante regulador dos batimentos cardíacos. É encontrado em frutas, cereais, leite e carnes.
→ Sódio: Está relacionado principalmente com a regulação do volume de líquidos corporais. Também é importante na condução do impulso nervoso, assim como o potássio, e está relacionado com a pressão sanguínea e contrações musculares. É encontrado no sal de cozinha, em alguns vegetais, queijo e diversos outros tipos de alimento.
→ Magnésio: Fundamental para o funcionamento adequado de nervos e músculos. Além disso, está relacionado com o metabolismo do cálcio e com a síntese de vitamina D. Esse sal mineral é encontrado em verduras com folhas verde-escuras, cereais, frutas cítricas e leguminosas. Nos vegetais atua na formação da clorofila.
→ Ferro: Por ser o componente principal da hemoglobina, esse sal mineral está relacionado com o transporte de oxigênio no nosso corpo. Encontrado em alimentos como fígado, rim, coração, gema de ovo, vegetais verdes, beterraba, feijão, cereais.
→ Flúor: Atua na composição de dentes e ossos. Além disso, está relacionado com a prevenção contra as cáries dentárias. Encontrado principalmente na água fluorada.
→ Iodo: É um sal fundamental para o funcionamento adequado da tireoide, portanto, está relacionado com o metabolismo. Encontrado em frutos do mar e no sal de cozinha iodado.
→ Cobre: controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Se você tem o hábito de comer feijão, ervilhas, castanhas, uvas, cereais e pão integral, está ingerindo o cobre necessário para o seu organismo.
→ Zinco: auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo, e controla as atividades de várias enzimas.
→ Selênio: diminui os riscos de alguns tipos de câncer e protege as células dos danos causados por substâncias oxidantes. É encontrado em carnes, peixes e vegetais. A quantidade de selênio nos vegetais depende do teor deste mineral no solo.
→ Enxofre: Componente estrutural dos aminoácidos metionina e cisteína. Presente em carnes e legumes.

→ Manganês: Cofator de diversas enzimas, estando inclusive envolvido no metabolismo da glicose. Pode atuar na proteção das células contra os danos que podem ser causados pelos radicais livres. Encontrado nos cereais integrais, no abacaxi, manga e nos ovos.

Cloro: encontrado no líquido extracelular, age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e na manutenção do pH. É um dos componentes do ácido clorídrico do estômago. Pode ser encontrado no sal de cozinha.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário