Saberes e Investigação da Natureza



As Eletivas possibilitam a construção de aprendizagens significativas promovendo a relação entre teoria e prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais, propiciando uma formação integral ao estudante.

Na eletiva Saberes e Investigação da Natureza os estudantes serão envolvidos em situações de aprendizagem que permitam empreender projetos presentes e futuros, intervindo na realidade, criando e produzindo conhecimentos. 

Para que os estudantes tomem parte da Investigação Científica, precisam obter conhecimentos e habilidades 

para acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre a temática abordada, aprofundando conceitos científicos, interpretando ideias, fenômenos e processos para que sejam capazes de compreender e intervir na realidade, conseguindo absorver mais informações, e que estas sejam obtidas de forma crítica, reflexiva e produtiva, buscando o desenvolvimento da comunidade e a melhoria da qualidade de vida. 

Algumas habilidades que serão aplicadas durante o ano nessa disciplina:

• (EMIFCNT01) Investigar e analisar situações-problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais.

• (EMIFCNT02) Levantar e testar hipóteses sobre variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.

Dessa forma a área de Ciências da Natureza exerce papel fundamental para o desenvolvimento da cidadania, fazendo com que o estudante consiga participar criticamente de discussões contemporâneas, desenvolvendo atitudes responsáveis não só na escola, mas também fora do ambiente escolar (em casa e na sociedade). Tudo conectado aos projetos de vida escolhidos por eles, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico, servindo para resolução dos problemas na comunidade acadêmica e também no seu cotidiano, o que passa pelo aperfeiçoamento do olhar científico, identificando o problema, levantando hipóteses, testando e obtendo resultados que os levem a conclusões pautadas nos conceitos científico.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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