Níveis de organização da vida

 





Os níveis de organização em Biologia são átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Eles foram propostos para auxiliar no estudo da ampla diversidade biológica existente no planeta Terra. Esses níveis hierárquicos são estudados em diferentes disciplinas da Biologia e podem contar com o auxílio de outras áreas do conhecimento para responder a questões amplas.

Átomo: é a unidade básica da matéria. O átomo é composto pelo núcleo, que contém prótons e nêutrons, e pela eletrosfera, onde os elétrons estão localizados.

Molécula → é constituída por átomos do mesmo elemento químico ou diferentes elementos.

Organela : A associação de moléculas começa a criar pequenas estruturas celulares, as organelas. Como aponta o nome, elas são “pequenos órgãos”, ou seja, participam do metabolismo celular.

Célula → unidade estrutural e funcional da vida, podem ser eucariontes ou procariontes.

Tecido: conjunto de células agregadas que desempenha uma função específica.

Órgão: grupo de tecidos que realiza uma função específica ou conjunto de funções. Por exemplo, o coração bombeia sangue por todo o corpo.

Sistema: corresponde ao conjunto de órgãos que trabalha de forma integrada para realizar um determinado processo fisiológico, cooperando para manter os processos vitais no organismo. 

Organismo → conjunto de todos os sistemas, formando um ser vivo.

População → conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica.

Comunidade → conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam em uma mesma região.

Ecossistema → conjunto formado pelas comunidades biológicas em interação com os fatores abióticos do meio.

Biosfera → conjunto de regiões do planeta Terra capaz de abrigar formas de vida.






Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário