Planejamento 1 ano 2024

 


Planejamento 1⁰ ano 2024 - Colégio Municipal Rio Branco 


TEMA GERAL: BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA, articulando conhecimentos entre os componentes celulares e os tecidos animal e vegetal.


INTRODUÇÃO à  BIOLOGIA 


 CITOLOGIA (B e G) - Significado biológico das propriedades físico-químicas da água: calor específico, calor de vaporização, dissolução, tensão superficial, polaridade. 


MEMBRANA PLASMÁTICA (B e O) - Reconhecer a composição e a organização da membrana plasmática, relacionando sua constituição com as funções básicas que exerce na célula. (B, O e G) - Relacionar a composição do glicocálice com a sua função na membrana plasmática. (B, O e G) - Identificar as diferentes especializações (microvilosidades, desmossomos, zona de adesão, zona de oclusão, junção comunicante) da membrana plasmática, reconhecendo suas funções. (O e G) - Comparar os diferentes tipos de transporte (passivo, difusão simples, difusão facilitada, canal iônico, transporte ativo) que ocorrem na membrana plasmática. 


CITOESQUELETO (B) - Reconhecer a composição e função do citoesqueleto. (O) - Reconhecer os diferentes tipos de movimento celulares. 


 SÍNTESE DE PROTEÍNAS E SECREÇÃO CELULAR (B e O) - Caracterizar os diferentes tipos de ácidos nucléicos (DNA e RNA), compreender a sua composição e as funções na transmissão de informação nos processos biológicos (Duplicação, Transcrição e Tradução). (O e G) - Associar as características morfofuncionais dos ribossomos e retículo endoplasmático rugoso à síntese de proteína. (O e G) - Associar as características morfofuncionais do complexo de Golgi à secreção celular e estabelecer relações entre o retículo rugoso e o complexo de Golgi. (B, O e G) - Identificar nas enzimas: conceito, especificidades enzima-substrato, funções e fatores que afetam a ação enzimática (Temperatura, pH, concentração de substrato). (G) - 

Explicar as relações entre vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, E e K) x alimentação x doenças.


SÍNTESE DE LIPÍDIOS (O) - Caracterizar funcionalmente os lípides (glicerídeos, fosfolipídios, cerídeos e esteróides). (O e G) - Associar as características morfofuncionais do retículo endoplasmático liso à síntese de lipídios e a desintoxicação celular. 


ENDOCITOSE, DIGESTÃO CELULAR E EXOCITOSE (O e G) - Caracterizar funcionalmente os lisossomos. (O e G) - Compreender os processos da endocitose, da fagocitose, da pinocitose e da clasmocitose. 


OBTENÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA (B e O) - Diferenciar autotrofismo de heterotrofismo. (G) - Associar as características morfofuncionais das mitocôndrias e cloroplastos ao processo de transformação e armazenamento de energia. (O e G) - Compreender os processos básicos da Respiração (aeróbica, anaeróbica e fermentação), da fotossíntese e do armazenamento de energia. 


CICLO CELULAR NÚCLEO INTERFÁSICO (B e O) - Reconhecer e caracterizar o envoltório nuclear, a cromatina e o nucléolo. DIVISÃO CELULAR (B e G) - Compreender as etapas da mitose e da meiose. (B) - Identificar os tipos celulares onde ocorrem a mitose a meiose. (O e G) - Comparar mitose e meiose, relacionando o processo mitótico como formador de células de mesma composição genética e a meiose como um processo de variabilidade das espécies e como um processo de manutenção do número de cromossomos da espécie. (O e G) - Reconhecer a meiose como um processo que ocorre em indivíduos de reprodução sexuada e a mitose como um processo de reprodução dos seres unicelulares e crescimento e regeneração de tecidos dos seres multicelulares. 


ORGANIZAÇÃO CELULAR (B e O) - Reconhecer as diferenças morfofuncionais e aspectos evolutivos das células procariontes e eucariontes. (O) - Compreender a origem evolutiva de mitocondrias e plastídeos. (O) - Diferenciar célula vegetal de célula animal quanto a presença de parede celular, vacúolo, plastídeos e divisão celular. 


HISTOLOGIA ANIMAL (B e O) - Caracterizar morfofuncionalmente tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. (B e O) - Associar os componentes do sangue aos principais mecanismos de defesa do organismo, por exemplo, sua relação com a AIDS. (O e G) - Compreender a atuação dos neuro-transmissores e sua relação com as drogas sociais e não-sociais (tabaco, álcool, cocaína, maconha, analgésicos, antidepressivos).  




O colégio usa três principais formas de avaliação:

* Prova Somativa - toda matéria do bimestre no valor de 12,0 pontos.

* Prova Parcial - conteúdo reduzido no valor de 8,0 pontos.

* Conceito - Pode ser usado diversos instrumentos para avaliar o desempenho dos educandos ( no total de 5,0 pontos), como por exemplo: avaliação de participação em sala de aula ( nesse caso,pode-se considerar o interesse do estudante, postura adequada e respeitosa diante da professora e dos colegas), trabalhos individuais ou em grupo, pesquisa, entrega das atividades extraclasse solicitadas, autoavaliação, etc.


PASES - UFV

PISM - UFJF

PAS- UFLA


OBS: O conteúdo pode ser alterado de acordo com o edital do PASES que ainda não foi divulgado.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário