Revisão: Ecologia

 



1. A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável.

A) Qual o nome da fase final do processo de sucessão?

B) O que são organismos pioneiros? Dê exemplos.


2. (PISM) A sucessão ecológica que ocorre em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por alguma mudança ambiental, de origem antrópica ou não, é chamada de:

 a) sucessão aberta.

b) sucessão primária.

c) sucessão secundária.

d) sucessão terciária.

e) sucessão fechada.


3. (UEL-PR) Considere os processos a seguir.

I. Respiração

II. Decomposição

III. Fotossíntese

IV. Combustão

Enriquecem a atmosfera com CO2 apenas:

a) II e III.                    

 b) I, III e IV.                 

c) I, II e III.    

d) II, III e IV.       

 e) I, II e IV.


4. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;

b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;

c) pela interação de todos os seres vivos;

d) pela interação dos fatores físicos  e químicos;

e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.


5. (UFSJ) O efeito estufa consiste no aquecimento anormal do planeta nas últimas décadas, devido a uma maior retenção atmosférica do calor solar absorvido na sua superfície terrestre. Atividades típicas da Era Industrial são consideradas as causas mais prováveis. No efeito estufa, o calor encontra maior dificuldade para se irradiar para fora do planeta devido:

a) À redução da concentração do N2 atmosférico, fixado industrialmente na produção de fertilizantes químicos.

b) À redução da camada de ozônio, resultante principalmente da emissão dos gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera.

c) Ao aumento da concentração de SO2 atmosférico e da chuva ácida, provocados pela emissão de gases nos escapamentos dos automóveis e chaminés de indústrias.

d) Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.


6. (UFLA-JULHO/2005) Uma ave que se alimenta de lagartas que atacam folhas de couve comporta-se como:

a) consumidor terciário.

b) produtor.

c) consumidor secundário.

d) decompositor.

e) consumidor primário.


7. (Uerj 2014)  No ciclo do nitrogênio, as bactérias desnitrificantes estão relacionadas à função apontada em:

a) conversão da amônia em nitrito   

b) produção de nitrato a partir da amônia   

c) liberação de gás nitrogênio para o ambiente   

d) incorporação de nitrogênio molecular em aminoácidos


8. (FUVEST) O homem estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores, quando escolher como cardápio:

a) carne com creme de leite.

b) peixe com camarão.

c) frango com toucinho.

d) pão com geléia de frutas.

e) ovos com queijo.


9.(PUC-SP) Pés de milho e gafanhotos desempenham, em sua cadeia alimentar, o mesmo papel que é desempenhado, no ambiente aquático, respectivamente, por:

a) fungos e bactérias.

b) algas verdes e algas pardas.

c) zooplâncton e peixes herbívoros.

d) diatomáceas e microcrustáceos.

e) zooplâncton e fitoplâncton.


10. (CEFET-2001) O DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) é um inseticida que se acumula nos organismos ao longo das cadeias alimentares. Na cadeia alimentar abaixo representada, marque a opção em que haverá maior concentração de DDT.

Fitoplâncton → Zooplâncton→Peixes → Aguias

A) Peixes

B) Zooplâncton

C) Águias

D) Fitoplâncton


11.  Num campo, vivem gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos. Estes são predados por gaviões. Essas quatro populações se mantiveram em números estáveis nas últimas gerações.

a) Qual é o nível trófico de cada uma dessas populações?

b)Explique de que modo a população de plantas poderá ser afetada se muitos gaviões imigrarem para esse campo.


12. Cite uma consequência da destruição da camada de ozônio.


13. Qual o papel das bactérias Rhizobium no ciclo do nitrogênio?

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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