Questões do PISM sobre protozoários

 


OS PROTOZOÁRIOS

(B) - Reconhecer os protozoários, através de representações gráficas e/ou descrições, e caracterizá-los quanto a estrutura básica e reprodução.

(G) - Analisar e avaliar situações e simulações, interpretar experimentos, esquemas, gráficos e tabelas que envolvam a aplicação e a associação de conhecimentos sobre a importância ecológica e econômica dos protozoários e sobre a transmissão, prevenção e controle de algumas protozoozes (amebíase, giardíase, leishmaniose, tricomoníase, toxoplasmose, doença de Chagas e malária).

 

1. (PISM 2011) Protozoários são organismos unicelulares eucariontes heterotróficos, que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção e podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente. Algumas espécies mantêm relações de troca de benefícios com outros seres vivos e outras são parasitas de invertebrados e vertebrados. Em muitos casos, provocam doenças que estão entre as principais responsáveis pelas internações hospitalares em algumas regiões do país.

a) As figuras abaixo mostram paramécios em reprodução. Qual o tipo e o nome do processo reprodutivo representado na figura A? Justifique.

 



  Reprodução sexuada, denominada conjugação. Os paramécios estão unidos no sentido longitudinal, enquanto a fissão binária ou cissiparidade (assexuada) ocorre no sentido transversal.

 

b) Explique como os protozoários de água doce efetuam a osmorregulação.

 

O citoplasma é hipertônico em relação ao meio, a água é absorvida por osmose e pode causar ruptura da célula. Vacúolos contráteis são responsáveis pela eliminação do excesso de água, ou seja, pela sua osmorregulação.

 

c) Na tabela abaixo, cite os principais tipos de locomoção dos protozoários e uma doença causada por um representante de cada um dos tipos citados.




 

2. Os protozoários constituem um grupo de eucariotos unicelulares e heterótrofos com importantes funções ecológicas, sendo mais conhecidos por causarem doenças em humanos.

A) A figura a seguir representa a quantidade de diferentes grupos de micro (carga de esgoto) em um tanque de aeração de uma estação biológica de tratamento de esgoto (ETE). As linhas no gráfico abaixo representam a distribuição da quantidade dos seguintes grup protozoários flagelados; C = protozoários amebóides; esporozoários (oocistos). Observe o gráfico e responda: Qual é a carga de esgoto no tanque de aeração que favorece os protozoários flagelados? Qual é a carga de esgoto mais favorável para os protozoários esporozoários e como eles se distribuem na carga de esgoto convencional?



B) Cite DUAS doenças causadas por protozoários que poderiam contaminar os funcionários de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que trabalham essa contaminação?

RESP: A) Interpretando o gráfico, o predomínio de protozoários flagelados (A) indica alta carga orgânica no tanque de aeração. Para os protozoários esporozoários a carga de esgoto mais favorável é a baixa. Na carga de esgoto convencional os esporozoários ocorrem em pequena quantidade.

 B) Amebíase e giardíase, pela ingestão de cistos desses parasitos que chegam na água com fezes contaminadas.

3. Os protozoários são organismos unicelulares eucarióticos. Escolha a alternativa CORRETA que corresponda à sequência de funções desempenhadas pelas organelas celulares nesses organismos: 1) mitocôndrias, 2) membrana celular, 3) lisossomas, 4) citóstoma, 5) citoesqueleto, 6) cílios e flagelos, 7) vacúolo pulsátil.
a) 1) osmorregulação, 2) locomoção, 3) sustentação, 4) digestão de partículas alimentares, 5) sustentação, 6) reconhecimento do ambiente, 7) ingestão de partículas alimentares.

b) 1) obtenção de energia, 2) reconhecimento do ambiente, 3) digestão de partículas alimentares, 4) ingestão de partículas alimentares, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) osmorregulação.

c) 1) digestão de partículas alimentares, 2) sustentação, 3) obtenção de energia, 4) osmorregulação, 5) reconhecimento do ambiente, 6) locomoção, 7) ingestão de partículas alimentares.

d) 1) obtenção de energia, 2) reconhecimento do ambiente, 3) osmorregulação, 4) ingestão de partículas
alimentares, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) digestão de partículas alimentares.


e) 1) obtenção de energia, 2) osmorregulação, 3) ingestão de partículas alimentares, 4) obtenção de energia, 5) sustentação, 6) locomoção, 7) reconhecimento do ambiente.

 

RESP: B

 

4. O prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2015 foi concedido a três cientistas, William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapias para combater as doenças oncocercosee filaríase, respectivamente, e para a pesquisadora chinesa, YouYou Tu, por desenvolver uma droga que combate a malária. No Brasil, a Amazônia concentra 99,7% dos casos de malária do país. Adaptado http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/

 

a)Na tabela abaixo, identifique os agentes causadores das doenças citadas, assim como os agentes transmissores das mesmas.

 

                                 

b)A malária pode ser transmitida por outras vias que não a do agente transmissor. Cite 3 (três) outros meios de transmissão que podem causar contaminação de pessoas.

Transfusão de sangue contaminado. Compartilhamento de agulha e/ou seringas contaminadas. Transmissão para o bebê no momento do parto, quando as mães estão contaminada. Contaminação de funcionários de laboratórios ou hospitais em acidentes de trabalho.

 

c)Indique no mínimo 3 (três) ações profiláticas quando a transmissão da malária ocorre por meio do agente transmissor.

Eliminar criadouros do inseto vetor. Combate ao vetor. Usar larvicidas e inseticidas. Proteger portas e janelas com tela e usar mosquiteiro. Usar repelentes de insetos

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário