Tipos de Seleção natural

 A seleção natural é um processo natural que resulta na sobrevivência e sucesso reprodutivo de indivíduos ou grupos melhor adaptados ao seu ambiente e que leva à perpetuação de qualidades genéticas mais adequadas a esse ambiente particular.

 

Seleção Direcional

A seleção direcional são mais frequentemente vistas quando uma coloração é favorecida sobre outra para uma espécie, por exemplo. Isso poderia ser para ajudá-los a misturar-se em um ambiente, camuflar-se ou imitar outra espécie para enganar os predadores. Outros fatores que podem contribuir para que um extremo seja selecionado em detrimento do outro incluem a quantidade e o tipo de alimento disponível.




Seleção Disruptiva

Seleção disruptiva ou diversificadora é um termo usado para descrever mudanças genéticas da população que favorecem simultaneamente indivíduos em ambos os extremos da distribuição. Na seleção disruptiva os indivíduos dos extremos contribuem com mais prole do que aqueles com características intermediárias, produzindo dois picos na distribuição em um gráfico.


Seleção Estabilizadora


O mais comum dos tipos de seleção natural é a seleção estabilizadora. Nesta o fenótipo mediano é o selecionado durante a seleção natural.

Um exemplo de seleção estabilizadora ocorre em algumas regiões africanas, onde se observa a presença de um alelo recessivo (s) que determina a anemia falciforme, uma doença relativamente grave. Apesar de grave, muitas pessoas apresentam o gene, entretanto, em heterozigose (Ss). A permanência desse gene é importante porque confere proteção contra a malária, uma doença comum em certas regiões africanas. Nesse caso, portanto, a seleção natural privilegiou a permanência do gene em heterozigose, diminuindo a frequência do gene em homozigose (SS e ss)



Seleção Sexual


Seleção Sexual é outro tipo de seleção natural. No entanto, ele tende a distorcer as razões fenotípicas na população. Na seleção sexual, as fêmeas das espécies tendem a escolher parceiros baseados em características que mostram que são mais atraentes. A aptidão dos machos é julgada com base nos mais atraentes e, que irão reproduzir mais e os descendentes também terão essas características.



Seleção artificial

A seleção artificial imita a seleção natural, pois certas características são escolhidas para serem passadas para a próxima geração. No entanto, em vez da natureza ou do ambiente em que a espécie vive, sendo o fator decisivo para tais características são favoráveis ​​e quais não são, são os seres humanos que fazem a seleção de características durante a seleção artificial. 


Exercícios:

1. Sabemos que a seleção natural é um importante mecanismo da evolução. De acordo com essa teoria, podemos afirmar que:

a) os organismos mais fortes de um ambiente sobrevivem.

b) os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência, assim, somente o melhor predador sobrevive.

c) os organismos mais aptos sobrevivem e reproduzem-se.

d) os organismos mais aptos morrem, e os mais fortes sobrevivem.

e) os organismos que apresentam melhores técnicas de luta sobrevivem.


2. A seleção natural pode agir sobre a diversidade das populações de maneiras diferentes. Numa delas, as condições do ambiente favorecem um fenótipo extremo, diferente do que representa a média da população. Esta forma de seleção é denominada: 

a)  estabilizadora.

b) disruptiva.

c) direcional.

d)  sexual. 

e) diversificadora. 


3. Quando o ser humano seleciona os organismos de determinada espécie com as melhores características para se reproduzirem, resulta na melhoria da população.  Como é chamado este processo?


4. (Enem 2014)  Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas. Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por  

a) modificação de características.    

b) incremento no tamanho corporal.   

 c) complexificação de seus sistemas.   

 d) melhoria de processos e estruturas.    

e) especialização para uma determinada finalidade.  


5. (Unicamp 2013)  Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que:  

a) O ambiente escuro da caverna induz a ocorrência de mutações que tornam os organismos albinos e cegos, características que seriam transmitidas para as gerações futuras.    

b) Os indivíduos que habitam cavernas escuras não utilizam a visão e não precisam de pigmentação; por isso, seus olhos atrofiam e sua pele perde pigmentos ao longo da vida.   

c) As características típicas de todos os animais de caverna surgiram no ancestral comum e exclusivo desses animais e, portanto, indicam proximidade filogenética.   

 d) A perda de pigmentação e a perda de visão nesses animais são características adaptativas selecionadas pelo ambiente escuro das cavernas. 


6. Leia a texto:

A poluição atmosférica tem se mostrado nociva para os seres humanos e animais. Por um lado, pode reduzir o peso dos bebês quando as gestantes são expostas a níveis elevados de monóxido de carbono e partículas inaláveis no primeiro trimestre de gestação. Por outro lado, os anfíbios também têm sofrido os efeitos desses poluentes: a chuva ácida é uma ameaça para embriões e larvas. Outra ameaça são os clorofluorcarbonos, que permitem o aumento das radiações UV-B, retardando as taxas de crescimento e causando problemas em seu sistema imunológico.

Além disso, nas áreas agrícolas que usam extensivamente fertilizantes e inseticidas, tem-se observado um aumento de deformidades em rãs, sapos e salamandras.

Adaptado de Evangelina A. Vormittag. Diversidade de Impactos na Saúde Pública. Scientific American Brasil, ano 6, n. 74, julho/2008. p. 78 e de Carlos Roberto Fonseca et alli. Metamorfose Ambulante. Scientific American Brasil, ano 6, n. 72, maio/2008. p. 88.

Recém-nascidos com peso reduzido apresentam maior taxa de mortalidade, o que também é observado naqueles com peso aumentado em relação à média de peso na espécie humana. Isto indica que o peso ao nascer é uma característica explicada por qual tipo de seleção natural? Justifique. 


7. Quando analisamos o caso dos tentilhões africanos, verificamos que indivíduos com bico médio são poucos observados. Isso é explicado, pois os que apresentam bicos maiores conseguem alimentar-se de sementes mais duras, e os de bico menor são mais adaptados para alimentarem-se de sementes mais macias. Essa redução do fenótipo intermediário caracteriza uma seleção:

a) Direcional.

b) Disruptiva.

c) Destrutiva.

d) Estabilizadora.

e) Eliminadora.


8. A anemia falciforme é um importante exemplo de seleção natural. Ela é determinada por um alelo recessivo, o qual confere proteção contra a malária. Em algumas regiões da África, a presença desse gene garante uma importante vantagem, uma vez que a malária é uma doença relativamente comum. Sendo assim, os indivíduos heterozigotos, os quais apresentam apenas traço falciforme, uma condição benigna, são selecionados, diminuindo a frequência de indivíduos em homozigose. Esse caso é um exemplo de seleção:

a) Direcional.

b) Disruptiva.

c) Destrutiva.

d) Estabilizadora.

e) Eliminadora.


9.(PISM)  A borboleta lua-azul, Hypolimnas bolina, habita as ilhas Samoa e estava sendo atacada por um parasito que destruía apenas embriões do sexo masculino, o que causou um sério desequilíbrio entre os sexos. Os machos chegaram a representar apenas 1% da população de borboletas. No entanto, após dez gerações, o sexo masculino voltou a representar 40% da população de borboletas. O aumento da proporção de machos não se deve ao desaparecimento do parasito, pois ele ainda estava presente, mas não era mais letal aos embriões do sexo masculino.  Fonte: http://misterioscuriosidades.blogspot.com.br/2013/06/8-exemplos-que-evolucao-continua-em-acao.html 


a) Com base na Teoria Sintética da Evolução, quais os fatores evolutivos permitiram que a população de machos se restabelecesse? 

b) Se essa população resistente ao parasito fosse isolada geograficamente, por um longo período de tempo, de outras populações da mesma espécie que não sofrem o ataque deste parasito, o que iria acontecer? Qual o processo evolutivo responsável? 

c) Como no exemplo da borboleta lua-azul, indivíduos de uma mesma população apresentam características diferentes. Quais os mecanismos responsáveis por gerar essa variação entre os indivíduos?  

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário