Meiose

 


Meiose é quando uma célula-mãe dá origem a quatro células-filhas com o número de cromossomos reduzidos pela metade. É a partir desse processo que ocorre a formação dos gametas nos animais.

Podemos dividir a meiose em duas etapas: divisão I e divisão II. 

A meiose I inicia-se pela prófase I. Essa etapa pode ser dividida em cinco etapas. A primeira delas é o leptóteno, que é caracterizado pela condensação dos cromossomos em alguns pontos específicos. Esses pontos são denominados de cromômeros.

A próxima fase é o zigoteno, momento em que é possível observar os cromossomos homólogos emparelhados. Denominamos de sinapse o emparelhamento dos homólogos.

O emparelhamento atinge sua perfeição na fase de paquiteno, quando é possível observar o chamado bivalente ou tétrade. O bivalente são os pares de cromossomos totalmente emparelhados. Nesse momento poderá ocorrer o crossing-over, também chamado de permutação, processo caracterizado pela troca de partes entre os cromossomos homólogos. Esse fenômeno é muito importante para que haja uma maior variabilidade genética na espécie.

Na etapa chamada de diploteno, os cromossomos iniciam a separação. Nesse momento é possível observar os quiasmas, pontos onde as cromátides se cruzam. Por fim, ocorre a diacinese, que é quando acontece a separação dos cromossomos homólogos, com o deslizamento dos quiasmas para as extremidades do bivalente. Ocorre também nesse ponto um fenômeno chamado de terminalização dos quiasmas.

Ao final da diacinese, ocorre a desintegração da membrana nuclear, e os cromossomos homólogos espalham-se pelo citoplasma.

Inicia-se então a metáfase I. Nesse momento, há cromossomos muito condensados e presos às fibras do fuso que se formaram durante a prófase I. Os cromossomos ficam dispostos na região mediana da célula.

Na anáfase I, cada cromossomo homólogo é puxado para os polos da célula. Essa anáfase diferencia-se da anáfase da mitose, pois não ocorre o rompimento dos centrômeros, ocorrendo a migração de cromossomos inteiros.

Em seguida, ocorre a telófase I. Os cromossomos começam a se descondensar, a membrana nuclear é refeita e os nucléolos reorganizam-se. Após essa etapa, ocorre a divisão do citoplasma e a separação das duas células-filhas.

No final da meiose I, há duas células com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Podemos considerar essa etapa como reducional.

Entre a meiose I e a meiose II não existe interfase. Em vez disso, há um pequeno intervalo chamado de intercinese.



Meiose II

As duas células que resultaram da meiose I entram juntas na meiose II. A meiose II  também acontece em 4 fases: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.Confira os principais eventos de cada uma delas:

Prófase II: Cada célula-filha inicia a formação de fusos, o nucléolo e a membrana nuclear desaparecem, os centríolos se duplicam e se dirigem para os polos e os cromossomos se movimentam para a região equatorial.

Metáfase II: os cromossomos voltam ao polo equatorial, com as cromátides ainda unidas pelo centrômero, que se liga às fibras do fuso, acontece então a formação da placa equatorial. A diferença dessa etapa para a metáfase I é que agora os cromossomos não estão pareados e, sim, alinhados um em cima do outro.

Anáfase II: separam-se as cromátides-irmãs, que são puxadas pelas fibras do fuso em direção a polos opostos.

Telófase II: reaparece a carioteca, o nucléolo é reorganizado e o citoplasma se divide novamente, agora, dando origem a 2 células-filhas haploides (ou 4, se considerarmos o resultado final da meiose).

A meiose II é bem parecida com a mitose! Aqui ocorre a duplicação e separação do material genético. Em conclusão, com a divisão do citoplasma, completa-se a meiose, com o saldo final de 4 células haploides.



OBS: MITOSE x MEIOSE


Questões:

1. (UFRJ) A respeito da meiose pode-se afirmar que:

a) Sua primeira divisão é reducional.

b) Dá origem a quatro células diploides.

c) Na metáfase II ocorre pareamento dos homólogos.

d) É o processo de divisão das células somáticas.

e) Os cromossomos estão sempre desespiralizados.


2. (MACK) Nos ovários humanos, células diploides (2n), conhecidas como ovócitos, começam a se transformar em óvulos. Por ocasião da ovulação, se a divisão celular não se completar, interrompendo-seem metáfase II, significa que não ocorreu:

a) Separação das cromátides-irmãs.

b) Desintegração da membrana nuclear.

c) Duplicação dos centríolos.

d) Separação de cromossomos homólogos.

e) Rompimento dos quiasmas.


3. Marque a alternativa que indica corretamente a etapa da meiose em que os pares de cromossomos homólogos estão arranjados na placa metafásica:

a) Metáfase I

b) Metáfase II

c) Anáfase I

d) Anáfase II

e) Telófase I


4. (UCPel) No processo de divisão celular denominado meiose, durante o crossing over, ocorre(m):

a) Fusão de material proveniente de espécies diferentes.

a) Perda de parte dos cromossomos.

c) Trocas de partes entre cromossomos homólogos.

d) Formação da parede celular.

e) Formação de glicocálix.


5. Em que etapa da meiose ocorre a separação das cromátides-irmãs?

a) Metáfase I

b) Metáfase II

c) Anáfase I

d) Anáfase II

e) Telófase I


6. Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética.

Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.

a) Leptóteno.

b) Zigoteno.

c) Paquiteno.

d) Diploteno.

e) Diacinese.


7. Qual a sequência das subfases da prófase I ?


8. Nos seres humanos, a meiose relaciona-se com:

a) a multiplicação de células a partir do zigoto.

b) o crescimento do indivíduo.

c) a regeneração de partes lesionadas.

d) a produção de gametas.

e) a produção de esporos.


9. (Fuvest) Na meiose de uma espécie de planta, formam-se 16 tétrades ou bivalentes. Qual o número diploide da espécie?

a) 4

b) 8

c) 16

d) 32

e) 64


10. Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em

a) anáfase II da meiose.

b) metáfase da mitose.

c) anáfase da mitose.

d) anáfase I da meiose.

e) metáfase I da meiose.



Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário