Questões do PISM 3 sobre Magnificação trófica

 





Biomagnificação (ou magnificação trófica) é um fenômeno que ocorre quando há acúmulo progressivo de substâncias não biodegradáveis de um nível trófico para outro ao longo da teia/cadeia alimentar. Assim, os predadores de topo têm maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas.

 

1.    (Pism) Compostos tóxicos não biodegradáveis, como organoclorados e metais pesados descartados continuamente, nos corpos de água, sobretudo pelas indústrias, vão se depositando no ambiente, podendo causar problemas de saúde nos organismos.
Como consequência desse fenômeno, espera-se:

A) maior concentração desses compostos no fitoplâncton, porque serão diretamente atingidos por essa contaminação, do que no zooplâncton.

B) menor concentração desses compostos nas plantas aquáticas do que nas semiaquáticas, por estas últimas viverem mais tempo (durante anos).
C) maior concentração desses compostos nos peixes herbívoros, que se alimentam de folhas e frutos das plantas ribeirinhas, do que nos girinos, que se alimentam do fitoplâncton.

D) maior concentração desses compostos nos peixes carnívoros, que se alimentam de girinos e de peixes menores, do que no fitoplâncton.

E) concentrações semelhantes desses compostos em todos os organismos citados, independentemente da sua posição na cadeia alimentar.

 

Resp.: D

 

2.    No Livro “A queda do céu - Palavras de um xamã Yanomami”, de autoria de Davi Kopenawa e Bruce Albert (Editora Companhia das Letras, 2015), relata-se a contaminação grave do povo Yanomami por mercúrio a partir de garimpo criminoso nas terras que habitam. Sendo os peixes a base da alimentação dos Yanomami, pergunta-se:

 

a) Qual é o nome do fenômeno cumulativo de contaminação que atinge os Yanomami?

 

Resp.: Magnificação Trófica ou amplificação biológica ou bioacumulação.

 

b) Com base no enunciado, descreva um exemplo lógico da rota do mercúrio no ecossistema envolvendo a relação entre três espécies.

 

Resp.: Após a contaminação da água pelo mercúrio ocorre sua absorção pelos produtores (plantas, algas). Em seguida ocorrerá a contaminação dos consumidores (peixes) que se alimentam dos produtores. E posteriormente a contaminação do ser humano (Yanomamis) que se alimentam dos consumidores, sua base alimentar.

    

c) É possível dizer que o inseticida organoclorado DDT (diclorodifeniltricloretano) possui o mesmo comportamento cumulativo de contaminação que o mercúrio, atuando em um ecossistema terrestre? Explique.

 

Resp.: SIM. Assim como o mercúrio, O DDT é um elemento não biodegradável que possui a capacidade de se concentrar no corpo dos organismos que o absorvem. Na bioacumulação o DDT é incorporado pelos autotróficos e passa pelos consumidores, tendendo a se concentrar nos níveis tróficos superiores.

 

3.    (UFJF MG/2006/2ª Fase) As figuras abaixo mostram relações tróficas em duas comunidades (A e B). Utilize as figuras para responder aos itens que se seguem:



 

a)    A comunidade A corresponde a uma rede trófica e a comunidade B corresponde a uma cadeia trófica. Explique essa afirmativa.

     Resp.:  A teia alimentar é a sobreposição de cadeias alimentares.

b)    Qual das duas comunidades continuará funcionando após a perda de uma população de organismos consumidores? Justifique sua resposta.

 

Resp.:  Comunidade A, pois como há sobreposição de cadeias, outros animais assumem o papel da população pedida na teia.

 

c)    No caso da comunidade A ser contaminada por um metal pesado, qual animal irá apresentar maior concentração desse poluente? Justifique sua resposta.

Resp.:  Animal: Garça. Há um acúmulo de metal pesado nos níveis tróficos.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário