Questões sobre Celenterados com gabarito

 


1. (FUVEST-SP) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?

a)     Esponjas – à custa de secreções calcárias;

b)     Celenterados – à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo;

c)     Pólipos de cnidários – à custa de secreções calcárias;

d)     Poríferos – à custa de material calcário terreno;

e)     Cnidários – à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

 

2. Marque a alternativa em que todos os animais são incluídos no filo cnidaria:

a)     Corais, anêmonas-do-mar e esponjas;

b)     Caravelas, água-viva e anêmonas-do-mar;

c)     Corais, água-viva e esponjas;

d)     Esponjas, caravelas e corais;

e)     Anêmonas-do-mar, esponjas e hidras.

3. Na epiderme dos cnidários há células que apresentam um líquido tóxico capaz de causar a morte de pequenos peixes e queimaduras em humanos. Qual é o nome dessas células típicas desses animais?

a)     Coanócitos;

b)     Porócitos;

c)     Cnidoblastos;

d)     Células mioepiteliais;

e)     Células-flama.

 

4. (Uesb-BA) Animais do Filo Cnidaria apresentam, entre outras características:

a)     Respiração realizada pela superfície corporal;

b)     Ausência de cavidade gastrovascular;

c)     Embrião com três folhetos germinativos;

d)     Corpo com simetria bilateral;

e)     Sistema nervoso ganglionar.

 

5. (MED. SANTOS) A “água-viva”, por exemplo, do gênero Aurelia, dentro da sistemática zoológica se relaciona mais intimamente:

a) às anêmonas-do-mar (Anthozoa);
b) às esponjas-do-mar (Demospongiae);
c) aos briozoários (Bryozoa);
d) aos equinodermas (Echinodermata);
e) aos moluscos (Mollusca)

6. (MED. TAUBATÉ) Em Hydrozoa, ocorre um fenômeno de “Alternância de Gerações” com as formas pólipo e medusa, que correspondem, respectivamente, às formas de reprodução:

a) ambas assexuadas;
b) assexuada e sexuada;
c) ambas sexuadas;
d) sexuada e assexuada;
e) ambas, simultaneamente sexuada e assexuada.

7. (UNISA) Nos _________ que apresentam ciclo metagenético, o estágio ________ representa o ciclo sexuado e o estágio ___________ representa a geração assexuada.

a) protozoários, esporogônico, esquizogônico;
b) cifozoários, pólipo, medusa;
c) celenterados, medusa, pólipo;
d) poríferos, áscon, lêucon;
e) celenterados, pólipo, medusa.

8. (USS/2015-2) Os recifes de coral possuem grande importância por constituírem os ecossistemas marinhos com maior diversidade no mundo.
O crescimento desses recifes resulta da deposição contínua do exoesqueleto de cnidários mortos, cujo principal constituinte molecular é
A) quitina
B) calcário
C) celulose
D) queratina

9. (UFJF-MG) Observe as seguintes afirmativas:
I – A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células.
II – A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo – átrio – óstios.
III – Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.

Assinale:
A) se apenas I estiver correta.
B) se apenas I e II estiverem corretas.
C) se I, II e III estiverem corretas.
D) se apenas II e III estiverem corretas.
E) se apenas I e III estiverem corretas.

 

10. (VUNESP-SP) Sobre os celenterados são feitas três afirmativas. Observe-as:

I – A maioria dos cnidários têm hábitat aquático, sendo poucas as espécies de hábitat terrestre, as quais são representadas por pólipos.
II – Os cnidários são urticantes e, para isso, dispõem de baterias de células especializadas chamadas coanócitos.
III – Alguns cnidários se reproduzem por alternância de gerações, quando então os pólipos dão medusas e as medusas dão pólipos.

Assinale:
A) se apenas uma afirmativa estiver correta.
B) se as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se as três afirmativas estiverem corretas.

 

 

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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