1. Os conhecimentos sobre a história evolutiva dos seres vivos, seu grau de parentesco e sua distribuição no planeta são hoje uma valiosa ferramenta que contribui para a criação de estratégias de conservação da biodiversidade. Um dos ramos da biologia que se dedica a estudar e realizar a classificação biológica dos seres vivos é a sistemática. Sobre essa área do conhecimento, selecione a opção CORRETA:
a) A sistemática foi criada por Charles Darwin e se dedica a compreender as relações de parentesco entre os seres vivos com base em suas características morfológicas.
b) A sistemática dos seres vivos surgiu com Carl von Linné e estabelece graus de parentesco dos seres vivos com base em suas características evolutivas.
c)
A sistemática se dedica ao estudo das relações
de parentesco evolutivo entre os diferentes grupos de seres vivos,
classificando-os de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas,
genéticas e suas combinações.
d) A sistemática se dedica unicamente ao trabalho de nomear e descrever espécies com base em suas características morfológicas e comportamentais.
e) A sistemática se dedica a nomear os seres vivos e a agrupá-los de acordo com seu grau de parentesco utilizando apenas suas características de desenvolvimento embrionário.
2. Foraminíferos são protozoários que vivem principalmente em ambientes marinhos. Ao morrerem, seus exoesqueletos ricos em sílica e carbonato de cálcio se depositam no fundo dos oceanos deixando importantes registros fósseis e originando rochas sedimentares. No passado, estas rochas, também conhecidas como vasas, foram inclusive utilizadas na construção das pirâmides do Egito.
a)
São seres unicelulares,
eucariontes, heterotróficos e possuem pseudópodes.
b) São seres unicelulares, eucariontes, autotróficos e possuem pseudópodes.
c) São seres unicelulares, procariontes, heterotróficos e possuem cílios.
d) São seres unicelulares, procariontes, autotróficos e possuem flagelos.
e) São seres pluricelulares, eucariontes, heterotróficos e não possuem apêndices de locomoção.
3. “Lave bem as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel”. Essa é uma das recomendações que mais ouvimos no ano de 2020. Os vírus SARS-CoV-2 são causadores da Covid-19, pandemia que tem mudado, significativamente, nossas vidas. Marque a alternativa a seguir que explica CORRETAMENTE como a forma de prevenção citada acima funciona, tornando o vírus incapaz de nos infectar.
a) Como os vírus apresentam um capsídeo lipídico envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói essa capsula e o vírus é inativado.
b) Como os vírus apresentam um envelope proteico envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
c)
Como os vírus apresentam um envelope lipídico
envolvendo o nucleocapsídeo, o sabão destrói esse envelope e o vírus é
inativado.
d) Como os vírus apresentam um envelope de carboidrato envolvendo o ácido nucléico, o sabão destrói esse envelope e o vírus é inativado.
e) Como os vírus apresentam uma cápsula de ácido nucléico envolvendo suas proteínas, o sabão destrói essa cápsula e o vírus é inativado.
4. As algas apresentam grande importância ecológica como organismos produtores primários e na fixação de carbono. Podem ser utilizadas para remediar desastres ambientais como o vazamento de petróleo que assolou a costa brasileira em 2019. As algas também produzem muitas substâncias de alto valor comercial. O sorvete e a gelatina são exemplos de alimentos fabricados com substâncias extraídas de algumas algas. Sobre as algas é CORRETO afirmar:
a) são organismos exclusivamente multicelulares.
b)
realizam reprodução
assexuada e sexuada.
c) a fotossíntese ocorre sem a necessidade de cloroplastos.
d) pertencem ao Reino Plantae.
e) não apresentam carioteca.
5. Um estudo realizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora identificou 16 espécies de briófitas no Parque Halfeld, uma praça no movimentado centro urbano de Juiz de Fora, uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais. Esse resultado ressalta as cidades como repositórios de biodiversidade. Sobre as Briófitas é CORRETO afirmar:
a) Apresentam tecidos para o transporte de água e sais minerais.
b) O embrião está protegido pela semente.
c) A fase dominante do ciclo de vida é a diplóide.
d)
Foi o primeiro grupo de plantas a habitar o
ambiente terrestre.
e) Não dependem da água para a sua reprodução.
Questões discursivas:
1. Um evento-chave na evolução animal foi a origem dos tetrápodes (animais com quatro membros e dígitos) a partir de uma linhagem de peixes sarcopterígeos. Durante um longo processo documentado pelo registro fóssil, ocorreu a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, até então restritos aos ambientes marinhos e dulcícolas do planeta. Entretanto, de forma geral, a capacidade de explorar o ambiente terrestre não representou uma completa independência do ambiente aquático para um dos grupos de tetrápodes atuais.
A) Qual é o grupo de tetrápodes mencionado na última frase do texto acima?
B) Cite duas características do grupo mencionado no item (a) que os diferencia dos demais grupos de tetrápodes, destacando a relação de cada uma delas com a dependência do ambiente aquático .
Opção 1.
Pele fina/permeável: facilita a dessecação, necessitando de associação com o
ambiente aquático para manter o equilíbrio hídrico corpóreo.
Opção 2.
Ovos não amnióticos: ausência de casca e outras camadas protetoras, o que
facilita sua dessecação, necessitando do ambiente aquático para completar o
desenvolvimento embrionário.
Opção 3.
Presença de fase larval (girinos), também chamado de desenvolvimento indireto que
respiram por meio de brânquias e, portanto, necessitam do ambiente aquático
para seu desenvolvimento.
Opção 4.
Fertilização predominantemente externa: via de regra, a liberação de gametas
masculinos e femininos de no ambiente terrestre não permite uma fertilização
bem-sucedida.
QUESTÃO 2 - Ao longo da evolução das plantas são reconhecidas diferentes características que definem as Espermatófitas, ou seja, as plantas com sementes.
A) Cite duas características que permitiram o aparecimento evolutivo das sementes.
Ciclo de
vida com alternância de gerações, predominância da fase esporofítica,
dependência do gametófito, diferenciação em megagametófito e microgametófito,
redução do número demegásporos, retenção do megásporo, proteção do megásporo,
formação do tegumento e endosperma.
B) Cite duas funções importantes das sementes para a ocupação do ambiente terrestre pelas espermatófitas.
Dispersão,
proteção e nutrição do embrião.
Gostei do teu blog é muito organizado, limpo e rico de informações^^ Parabéns ^^
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