Resumo sobre Poríferos e Celenterados


Poríferos

O filo Porífera é constituído por animais pluricelulares que apresentam poros na parede do corpo. São conhecidas cerca de 5 mil espécies de poríferos, todos aquáticos. Eles são predominantemente marinhos (minoria em água doce), sendo encontrados desde o nível das praias até uma profundidade de 6 mil metros.

Os poríferos são animais sésseis, fixando-se sobre rochas, conchas, etc. Apresentam formas variadas, sendo assimétricos ou de simetria radial. As maiores esponjas medem 2 metros, mas há espécies minúsculas de l mm.

Embora pluricelulares, os poríferos têm uma estrutura corporal diferente dos demais metazoários. As suas células possuem um certo grau de independência e não se organizam em tecidos. Sendo assim os animais mais simples e os únicos parazoários.

A parede do corpo é constituída por 2 camadas celulares. A camada externa é formada por células achatadas (pinócitos). Entre os pinócitos, há células maiores e alongadas que se estendem desde a parede externa até a parede interna. São os porócitos, células que possuem um canal em seu interior, que permite a entrada de água do exterior para a espongiocela, através da abertura chamada óstio ou ostíolo.


A camada interna é formada por células flageladas providas de um colarinho, formação membranosa que envolve o flagelo. Essas células, chamadas coanócitos, são responsáveis pela movimentação da água e captura de alimento.

Entre as camadas internas e externas há uma mesênquima gelatinosa, nas quais se encontram células e espículas. As células são dotadas de movimentos ameboides e por isso são denominadas amebócitos. As espículas são elementos esqueléticos que sustentam a parede do corpo e mantêm a esponja ereta.

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas : ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.


As esponjas não possuem sistema nervoso e células sensoriais. Apesar disso, a maioria é capaz de contrair-se quando submetida a estímulos fortes. Nesse caso, os estímulos são transmitidos de célula para célula.

A reprodução das esponjas pode ser assexuada e sexuada. No caso da assexuada, reconhecem-se três processos: regeneração, brotamento e gemulação.

 

  Celenterados

Animais com a hidra, as águas-vivas e os corais pertencem ao filo celenterata. São animais de estrutura bastante simples. Sua organização é de nível tecidual, ou seja, suas células agrupam-se em tecidos especializados para realizar as diferentes funções, sem, contudo, haverem órgão complexos.



Aspectos gerais:

·         Vivem principalmente em ambientes marinhos de águas tropicais rasas;

·         Não há cnidários terrestres;

·         São diblásticos e com simetria radial;

·         São constituídos pelo cnidócito (célula responsável por lançar o nematocisto);

·         O nematocisto é uma cápsula constituída por um filamento com espinhos e um líquido urticante, ele é responsável pela injeção de substâncias tóxicas que ajudam na captura das presas, além de ser um mecanismo de defesa;

·         A substância tóxica soltada pelo nematocisto pode causar queimaduras em contato com a pele humana;

·         São separadas em dois tipos morfológicos: medusas e pólipos;

·         Alguns cnidários podem ser constituídos pelos dois tipos morfológicos;

·         Medusas têm o corpo gelatinoso, em formato de sino, possuem tentáculos em sua margem e boca central. Um exemplo é a água viva, que é um organismo natante;

·         Já os pólipos constituem os organismos sésseis, que precisam estar fixos em um substrato. Possuem formato tubular e podem viver isoladamente ou em colônias. Como por exemplo as anêmonas-do-mar;



·         Não possuem sistema circulatório, sistema digestório e nem sistema respiratório completo;

·         O sistema digestório incompleto, pois não possuem o ânus, assim a cavidade aberta serve para a entrada de alimentos e saída dos resíduos;

·         Sistema nervoso é difuso, as células nervosas formam uma rede que está em contato direto com as células sensoriais e contráteis;

·         A reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Alguns cnidários podem apresentar alternância de gerações. Eles apresentam uma fase de pólipo, em que apresentam reprodução assexuada e outra fase de medusa, com reprodução sexuada;



·         Há três classes principais de celenterados: hidrozoários, cifozoários e antozoários.

 


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário