Reino Monera – Características das bactérias



reino Monera  compreende alguns microorganismos tais como as cianobactérias, bactérias  e as arqueobactérias (arqueas). Todos os seres pertencentes a esse reino são procariontes (não apresentam membrana nuclear, a carioteca) e unicelulares. Dentro do grupo existem autótrofos e heterótrofos. De acordo com a classificação mais atual em três domínios, esses organismos estão divididos em Domínio Archaea, que engloba as arqueobactérias, e Domínio Bactéria, que engloba os outros grupos.
Bactérias
Uma célula bacteriana apresenta organização muito simples: parede celular, membrana plasmática, citoplasma, hialoplasma, ribossomos, material genético e, às vezes, plasmídios (DNA extra).

Classificação

As bactérias são classificadas de acordo com vários critérios:
·         por sua forma, em cocos (esféricas), bacilos (forma de bastão), espiroquetas e espirilos (com forma espiral) e vibrião (vírgula);




·         segundo a estrutura da parede celular;
·         pelo comportamento que apresentam diante da coloração de Gram;
·         em função da necessidade ou não de oxigênio para sobreviver (aeróbias ou anaeróbias, respectivamente);
·         e segundo suas capacidades metabólicas ou de fermentação.

Função

As bactérias são responsáveis pela decomposição ou deterioração da carne, do vinho, das verduras, do leite e de outros produtos de consumo diário.
Sua ação pode causar mudanças na composição de alguns alimentos e estragar-lhes o sabor. Além disso, quase 200 espécies de bactérias são patogênicas, isto é, causam enfermidades no ser humano. Por outro lado, as bactérias são de grande importância em muitas indústrias.
A capacidade de fermentação de certas espécies é aproveitada na produção de queijo, iogurtes, temperos e embutidos.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário