Exercícios sobre vacina x soro


1. (UFMG) A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.
É correto afirmar que essas vacinas protegem porque
a) são constituídas de moléculas recombinantes.
b) contêm anticorpos específicos.
c) induzem resposta imunológica.
d) impedem mutações dos patógenos.

2. (Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp. e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

3. (FUVEST) Uma criança sofreu um ferimento profundo e tomou soro antitetânico. Por que recebeu soro e não vacina? Qual a diferença entre soro e vacina?

4. Um paciente, quando picado por uma cobra venenosa, cuja espécie seja corretamente identificada, deve receber:
a) antibiótico de amplo espectro, que elimina qualquer tipo de bactéria;
b) soro bacteriolítico, que produz a degradação do antígeno com que foi preparado;
c) vacina específica que neutralize os vírus inoculados;
d) soro específico, que age eficazmente sobre o antígeno conhecido;
e) soro polivalente, que elimina ampla gama de antígenos.


5. (UFJF) Um indivíduo, ao ser picado por uma cobra venenosa, deverá ser tratado com soro antiofídico, porque o mesmo contém
A) anticorpos específicos para as toxinas do veneno de cobra.
B) toxinas atenuadas do veneno de cobra que irão induzir a produção de anticor-pos.
C) enzimas proteolíticas que irão destruir o veneno de cobra.
D) células responsáveis pela resposta imune.
E) antígenos específicos que irão inibir a ação de toxinas do veneno de cobra.


6. (UniFacef/2017) O número de casos de caxumba aumentou no primeiro semestre de 2016 no Estado de São Paulo. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 842 casos.
(g1.globo.com)

A epidemia ocorreu provavelmente porque
A) não há vacina para o vírus causador da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com ferimentos na pele de uma pessoa doente.
B) não há vacina para a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.
C) muitas pessoas não tomaram a vacina que protege contra o vírus causador da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.
D) não há vacina para a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com ferimentos na pele de uma pessoa doente.
E) muitas pessoas não tomaram a vacina que protege contra a bactéria causadora da doença e a transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas de saliva de uma pessoa doente.


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Um comentário: