O experimento de Louis Pasteur.


                             
 
O experimento de Louis Pasteur.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
No experimento, Pasteur adicionou um caldo nutritivo
(
água, levedo de cerveja e suco de beterraba) a um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo), porém permitindo que o caldo tivesse contato com o ar.
Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Isso foi possível devido a dois fatores:
O primeiro foi consequente ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo. O segundo ocasionado pela adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso.
Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.
Esse cientista além de contribuir para o fim do equívoco abiogenista, também desenvolveu, a partir da aplicação do aquecimento e resfriamento simultâneo, a técnica de pasteurização largamente utilizada para conservação dos alimentos.
Em síntese, Louis Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.

Após a leitura do texto e de acordo com seus conhecimentos, responda as perguntas abaixo no seu caderno:
1.    Por que foi importante, na experiência de Pasteur, manter o tubo aberto?

2.    Qual a finalidade da técnica de pasteurização, utilidade até hoje?

3.    Um pouco de água foi deixada em um vaso, algum tempo depois, surgiram nela larvas do mosquito Aedes aegypti.
A)    Como a abiogênese explicaria esse fato?
B)    Como a biogênese explica?

4.    Qual era o nome do fraco de vidro desenvolvido por Pasteur?De que era composto o caldo nutritivo utilizado por ele?

5.    (ENEM 2012) Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. 
Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que
a) seres vivos podem ser criados em laboratórios 
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos 
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente 
d) seres vermíferos e microorganismos são evolutivamente aparentados 
e) vermes e microorganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos respectivamente.

6.    Diferencie:
A) Abiogênese x Biogênese                                              B) Panspermia x Fixismo

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário