Lista de Genética



 Matéria: Heredograma, Probabilidade e Exceções a 1 lei

1. (MACK) As flores da planta maravilha podem ser vermelhas, brancas ou rosas. As flores vermelhas e brancas são homozigotas, enquanto as rosas são heterozigotas. Para se obter 50% de flores brancas, é necessário cruzar:
a) Duas plantas de flores rosas.
b) Uma planta de flores brancas com outra de flores rosas.
c) Uma planta de flores rosas com outra de flores vermelhas.
d) Uma planta de flores vermelhas com outra de flores brancas.
e) Duas plantas de flores vermelhas.

2. Na espécie humana o tipo de cabelo é um caso de ausência de dominância. Joana tem cabelo liso e se casa com Francisco de cabelo ondulado, esse casal pode ter filhos com cabelo crespo?

3. Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário.  Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela heterozigotos?

4. (FCMSCSP). Quatro famílias em que aparece um mesmo caráter foram analisadas:


Alguém concluiu que o caráter em questão é dominante. A conclusão está:
a) certa
b) errada, devido ao observado na família nº 1
c) errada, devido ao observado na família nº 2
d) errada, devido ao observado na família nº 3
e) errada, devido ao observado na família nº 4


















6. (U. E. LONDRINA-PR) Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se que o avô paterno e a avó materna das crianças eram albinos, podemos afirmar com certeza que a probabilidade de um novo filho vir a ser albino (sem considerar o sexo), será:
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%


7. (UFPR) Considere um casal em que ambos os indivíduos são heterozigotos para um lócus dialélico (A e a). A probabilidade de virem a ter um filho homem e heterozigoto para este gene é de:
a) 75%

b) 12,5%

c) 0%

d) 25%

e) 50%


Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Um comentário: