Histologia Vegetal- Exercícios



1. (Unicamp/2015) Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.
 A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.
(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014.)
A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em que as plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para a atmosfera. Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os
A) floemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.
B) floemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
C) xilemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
D) xilemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.

2. (PISM) Tricomas são apêndices uni ou multicelulares que podem conferir defesa mecânica e química aos vegetais,diminuindo, por exemplo, a herbivoria. Assinale a opção CORRETA que indica o tecido vegetal onde podem ser observados os tricomas.
a) parênquima
b) colênquima
c) esclerênquima
d) epiderme
e) súber

3. (UFJF-2000) Alguns insetos sugadores alimentam-se de seiva elaborada pelas plantas, introduzindo seu aparelho bucal nas nervuras das folhas. Para a obtenção dessas substâncias, o tecido vegetal que deve ser atingido pelo aparelho bucal desses insetos é o:
a) parênquima;                            c) xilema;
b) colênquima;                            d) floema.

4.  (VUNESP) São exemplos de tecido de sustentação, condução e proteção, respectivamente:
a) Súber – traqueídeos – esclerênquima.
b) Epiderme – esclerênquima – súber.
c) Súber – colênquima – fibras.
d) Esclerênquima – traqueídeos – súber.
e) Colênquima – xilema – traqueídeos.

5. (FPS/2018)  Nas angiospermas, os tecidos derivados dos meristemas primários são denominados tecidos primários. Em relação a esses tecidos, marque a alternativa incorreta.
A) A epiderme é geralmente uniestratificada, formada por células justapostas, achatadas, aclorofiladas e com grande vacúolo.
B) Os parênquimas são formados por células vivas, com parede celular delgada, e desempenham várias funções, como preenchimento de espaço, assimilação e reserva.
C) O colênquima é formado por células vivas, geralmente alongadas e com paredes espessadas de forma desigual, e é considerado um tecido de sustentação da planta.
D) O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta formado por células vivas, com parede celular espessada principalmente pelo depósito de lignina.
E) O xilema é responsável pelo transporte da seiva bruta (água e sais minerais) e o floema é um tecido condutor de seiva elaborada (rica em substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese).

6. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais onde ocorre:
a) Condução de seiva.

b) Fotossíntese
c) Respiração.

7. (FUVEST) Muitas fibras do esclerênquima são usadas industrialmente como matéria-prima para a fabricação do cânhamo, da juta e do linho.
a) Cite duas características do esclerênquima.

b) Identifique a principal função desse tecido vegetal.

8. ( UFAL-1999) Para demonstrar a ocorrência de mitoses em uma planta, um professor deve utilizar preparações feitas com
a) meristema apical de raiz.
b) parênquima clorofilado.
c) medula de caule.
d) epiderme superior de folha.
e) células crivadas do floema.

9. (UFU-MG) Comparando-se os tecidos vegetais pede-se uma semelhança e uma diferença entre cada um dos pares abaixo:
a) Colênquima e esclerênquima.

b) Meristema primário e meristema secundário.

10.  (PUC-Campinas/2013) De cada um dos troncos de árvores de uma pequena alameda foi retirado um anel completo de sua casca. Depois de certo  tempo verificou-se que essas árvores morreram. O primeiro efeito, após a retirada do anel de casca, foi a
A) interrupção do fluxo de seiva elaborada para as raízes.
B) interrupção do fluxo de seiva bruta para as folhas.
C) morte das raízes por falta de nutrientes orgânicos.
D) cessação de absorção devido à morte das raízes.
E) cessação da fotossíntese devido à falta de “matéria-prima”.

Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário