Exercícios sobre algas



1. (ENEM/2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque
A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

2. Analise as afirmações abaixo.
I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.
II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.
III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

3. (UECE/2016) Analise as seguintes descrições dos  organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto –são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.As descrições acima correspondem,  respectivamente, às
A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.
B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.
C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.
D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

4. (UDESC/2012) A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas
I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes – clorófitas; algas pardas – feófitas e algas vermelhas – rodófitas.
II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva.
III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose.
IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras

5.  (FUPAC/2014) Uma "maré vermelha" se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney . Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.
Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que
A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney .
B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.
C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.
D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.
E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

6. (Unesp) “Maré vermelha deixa litoral em alerta.”
Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como "maré vermelha", cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião [...] e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.                  (Jornal "Vale Paraibano", 01.02.2003.)
A maré vermelha é causada por
a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas bactérias afetam a fauna circunvizinha.
c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
d) proliferação de líquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a fauna circunvizinha.

GABARITO
1- d
2- b
3-b
4-c
5- e
6- e




Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário