Exercícios: Botânica


Botânica: Prof. Virgínia

1. Nas angiospermas, uma conquista evolutiva propiciou a esse grupo vegetal uma ampla distribuição geográfica. Essa conquista evolutiva é __________________________, que tem como uma das funções proteger _____________________________.

Em seqüência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são
A)
a flor; o óvulo.
B)
a semente; o embrião.
C)
o fruto; a semente.
D)
o carpelo; a flor.

2. (UFTM MG/2009) Analisando as características dos grupos vegetais e das fases dos ciclos reprodutivos, considere as informações seguintes:
I.             Produção de grãos de pólen e posterior formação do tubo polínico.
II.            Fase esporofítica duradoura e fase gametofítica reduzida.
III.           Formação de um endosperma derivado de uma dupla fecundação.
IV.           Animais que atuam no transporte do pólen entre diversas flores.
Pode-se afirmar corretamente que
a)            I e III ocorrem nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
b)            II e IV ocorrem nas gimnospermas e angiospermas.
c)            II ocorre nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
d)            III ocorre nas gimnospermas e angiospermas.
e)            I e IV são exclusivas de angiospermas.

3. (UFES) As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.
a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.

b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.


4. (VUNESP) Considerando as fases gametofítica e esporofítica que ocorrem no ciclo de vida das angiospermas, qual delas estaremos observando ao olharmos para uma goiabeira adulta, em seu estágio vegetativo? Qual seria a outra fase?

5. (UFU) Em relação as angiospermas, responda.
a) Dê 4 exemplos de plantas monocotiledôneas e 4 de dicotiledôneas.
b) Diferencie estes dois tipos de plantas quanto a:
   - Estrutura interna do caule:
   - Sistema radicular:
   - Nervuras nas folhas:
   - Número de cotilédones:



6. (UNICAMP) Um estudante de Biologia, desejando obter gametófitos para demonstração em uma Feira de Ciências, seguiu três procedimentos distintos:
I. Coletou soros nas folhas de uma samambaia, esmagou-os e deixou-os em xaxim constantemente umedecido por vários dias;
II. Colocou grãos de pólen em solução açucarada e esperou algumas horas até que germinassem;
III. Colocou sementes de feijão em algodão embebido em água, tendo o cuidado de manter a preparação em local bem iluminado.
a) O que são gametófitos?
b) É possível obtê-los nas três condições descritas? Explique


7.(FUVEST) O número diplóide de cromossomos de uma espécie de feijão é 2n=16. Quantos cromossomos encontram-se em cada um dos tipos celulares abaixo relacionados?
a) Células-mãe dos grãos de pólen.
b) oosfera.
c) célula do endosperma ou albúmen.


8. No esquema a seguir, os números representam grupos de vegetais devidamente caracterizados.


Numere a coluna a seguir, associando os números correspondentes de cada vegetal aos grupos a que pertence.
Vegetais
(  ) Goiabeira.
(  ) Musgo.
(  ) Avenca.
(  ) Cipreste.
A seqüência correta dessa associação é:
A)
1, 2, 3. 4.
B)
2, 3, 4, 1.
C)
3, 4, 1, 2.
D)
4, 1, 2, 3.

  
9. Na evolução das plantas o aparecimento do tubo polínico trouxe vantagens. A função do tubo polínico é
A)
assegurar a fertilização independente da água.
B)
facilitar a nutrição do embrião.
C)
garantir a viabilidade do gameta feminino.
D)
tornar a fecundação independente do gameta masculino.

 
10. (UFSCar SP/2003) Qual das alternativas apresenta, corretamente, uma distinção entre pteridófitas e gimnospermas?













Virgínia Samôr

Bacharel, licenciada e pós graduada em Ciências Biológicas pela UFV e possui Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela UFJF.

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